Agência de Inovação da PROPES auxilia no registro de software desenvolvido por professor do IFMT

Publicado por: Reitoria / 17 de Maio de 2019 às 13:30

Na quinta-feira da ultima semana (09), foi apresentado o Registro de Propriedade Intelectual do programa de computador do sistema JIFs, que vem sendo usado desde 2016 nos jogos dos Institutos Federais de Mato Grosso.

Segundo o professor de Informática do IFMT Campus Octayde, Pedro Clarindo da Silva Neto, que participou do desenvolvimento do programa, o Registro é fundamental para garantir a propriedade intelectual do criador do software. Ele pontuou ainda sobre a aceitação dos projetos desenvolvidos dentro dos campi do Instituto Federal “A cada semestre que a gente trabalha com os alunos, que os alunos defendem os TCCs, que saem projetos, que saem softwares interessantes, que o próprio mercado acaba consumindo, e há interesse da indústria também, então é um trabalho muito importante nesse sentido.”.

O processo para adquirir o registro já havia sido iniciado posteriormente, e foi concluído com auxilio do trabalho da Agencia de Inovação da PROPES. Segundo Silvana Santos da Cruz, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, o objetivo da agencia é “valorizar a propriedade intelectual feita dentro do IFMT e registrar essa propriedade para em seguida inseri-la no mercado.”.