Curso Diagnóstico Integrado na Agricultura Familiar

Publicado por: Campus Barra do Garças / 4 de Outubro de 2018 às 08:22

O curso objetiva fomentar o diálogo entre instituições públicas e privadas na intenção de fortalecer a Assistência Técnica e Extensão Rural no Vale do Araguaia. Para tanto, temas como políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, territorialidades e a luta pela terra, sustentabilidade no campo e pesquisa participativa enquanto ferramenta de diagnóstico de áreas de agricultura familiar serão abordados. Visa assim, articular as dinâmicas da realidade local, estimular processos de participação cidadã e levantar desafios e possibilidades socioterritorial a fim de contribuir com o desenvolvimento social do território.

Carga horária: 60 horas

Público Alvo: Agentes de ATER, estudantes, professores e agricultores familiares.

Módulo I – Introdução sobre o curso em diagnóstico, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Políticas públicas.

Responsáveis: Daisy Rickli Binde (IFMT), João Luis Binde(IFMT)  e Elizeu Demambro (IFMT).

Data: 26 e 27/ 10

CH: 12h

Módulo II - Territorialidades e a luta pela terra.

Responsável: Ângelo Florentino Fernandes (IFMT).

Data: 16 e 17/11

CH: 12h

Módulo III - Alternativas sustentáveis para pequenos agricultores.

Responsável: Ana Maia (UNEMAT)

Data: 30/11 e 01/12

CH: 12h

Módulo IV – Pesquisa participativa – metodologia de Carlos Rodrigues Brandão.

Responsáveis: João Luis Binde (IFMT) e Glauco Vieira (UFMT).

Data: 08 e 09/02

CH: 12h

Módulo V – Pesquisa participativa – metodologia de Carlos Rodrigues Brandão – com atividade prática.

Responsáveis: João Luis Binde (IFMT) e Glauco Vieira (UFMT).

Data: 23 e 24/02

Horários: