IFMT-Campus Barra do Garças participa da Agrotech Show – Feira Tecnológica e de Negócios

Publicado por: Campus Barra do Garças / 15 de Março de 2019 às 09:34

Entre os dias 13 a 16 de março, o IFMT-Campus Barra do Garças participa com um estande da Agrotech Show – Feira Tecnológica e de Negócios. No estante do campus, os servidores e alunos mostram aos presentes os diversos trabalhos desenvolvidos no instituto nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, os alunos do 1º ano do curso superior em Gestão Pública e o 2º ano do curso técnico em Administração estão auxiliando no credenciamento dos participantes e entrega de materiais.

Para o coordenar de extensão, Joelias Silva Pinto Junior, a Agrotech é importante para os alunos conseguirem enxergar na prática algumas coisas que eles estudam em teoria na sala de aula. “Existe uma conexão entre a teoria , a sala de aula e o trabalho. Como por exemplo os alunos do curso de alimentos, que conseguiram ver na prática novas ideias, produção de alimentos, conversar diretamente com os produtores, entender os processos de produção, os tipos de matérias utilizados, o processo de logística e de venda destes produtos”.

“Para os alunos da área de informática o evento tem uma tecnologia intrínseca em si. As produções apresentadas envolvem processos tecnológicos, não necessariamente a tecnologia exposta, as vezes a tecnologia faz parte do processo, inclusive orientei para os meus alunos para que enxergassem isso. Por exemplo, tem um produtor que esta vendendo soja, dai você olha e acha que não tem nada de tecnológico ali, mas o processo de produção da soja envolveu muita tecnologia, desde a parte que envolve a biologia, a seleção dos grãos, modificação dos grãos, o plantio nas lavouras, é cheio de sensores para fazer monitoramento, as maquinas que colhem esses grãos, são maquinas automatizadas, umas ate autônomas, tem colheitadeira que faz a rota no GPS. Então, de modo geral todos os cursos conseguem enxergar ali no evento aplicações práticas daquilo que eles aprendem dentro de sala de aula e sobretudo conversar diretamente com empresas, com produtores, fornecedores e talvez já desenvolver alguma oportunidade de trabalhos para eles.” explica o coordenador Joelias Silva que auxiliou na organização do estande do IFMT.

O aluno do 3º ano de Comércio, Danillo de Oliveira Costa, esteve na exposição e achou interessante a apresentação dos estandes: “Achei interessante a aplicação do marketing no evento, os expositores usaram a Agrotech para divulgar os seus produtos para os clientes interessados na área de agropecuária. A maioria dos estandes foram bem chamativos, eles apresentaram bem os projetos, como o de agropecuária, fertilização, o novo frigorífico de suínos, exposição de automóveis. A degustação do frigorífico me chamou a atenção por estar muito saboroso os alimentos oferecidos”.

No estante do IFMT foram apresentados banners, trabalhos de pesquisa e extensão. Um dos destaques foi a apresentação de robôs, construídos pelos alunos do curso técnico em Informática e orientados pelo professor Gleiner Queiroz. Outro destaque do estande foram as maquetes produzidas pelos alunos do 3º de Controle Ambiental, como proposta avaliativa para obtenção de nota do 1º bimestre na disciplina “Recuperação de áreas degradadas”, ministrada pela professora Larissa da Luz Silva. As maquetes representavam sistemas agro-florestais (SAF), como SAF de gueroba e SAF de hortaliças.

Vale ressaltar que a organização da participação do IFMT-Campus Barra do Garças foi realizada em um trabalho de equipe pelos servidores Joelias Silva Pinto Junior, Saulo Cardoso, Daisy Binde, Larissa da Luz Silva, Patrícia Dias, Leandro Miranda, Gleiner Queiroz e Deise Palaver.