início do conteúdo

IFMT lança edital de apoio para o enfrentamento ao Coronavírus

Publicado por: Reitoria / 26 de Março de 2020 às 14:40

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Willian Silva de Paula e o pró-reitor de extensão, Marcus Taques divulgam nesta quinta-feira (26/03), a Chamada Interna de Apoio à Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19) - edital nº 47/2020 RTR-PROEX/RTR/IFMT, contendo as normas referentes ao processo de seleção, classificação e fomento financeiro de taxa de bancada.

O reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, declarou que devido a pandemia instaurada pela COVID-19 no Brasil e no estado, o Instituto Federal de Mato Grosso, através dessa chamada interna visa atender a sociedade mato-grossense e os municípios onde a instituição possui campi.

“A chamada interna de apoio a projetos de extensão visa atender diversas áreas temáticas que possam contribuir para que esse vírus não se propague e ainda tratar de consequências que essa pandemia tem causado em nossa sociedade, não só traga soluções para a cura ou da prevenção, mas o cuidado com o ser humano como um todo. Estamos aguardando que venham projetos de diversas temáticas, como na área cultural, de atividade física, psicológica, entre outros. Deverão ser projetos que tenham uma solução técnica e tecnológica de baixo custo. Além disso, é uma forma para que possamos contribuir nesse momento”, ressaltou o reitor.

Willian de Paula chama a atenção dos servidores, docentes e técnico-administrativos para que esses projetos sejam executados dentro do que o comitê do IFMT e os demais comitês de saúde apontam para todo o cuidado que dever ser feito ao ser executado. “A instituição tem o compromisso de fazer uma boa ação, mas existe todo um cuidado com a saúde de seus servidores, estudantes e colaboradores, além de vislumbrar o atendimento a necessidade do povo mato-grossense”.

O reitor do IFMT ressalta que o Instituto Federal Mato Grosso cumpre mais uma vez a sua missão e destaca a ação de alguns campi. “O Campus Bela Vista iniciou a produção do álcool em gel, através de uma ação em conjunto com o Conselho Regional de Química e a Prefeitura de Cuiabá. Assim como o Campus Rondonópolis e Alta Floresta já se mobilizam para atender essa demanda do álcool em gel. Agradeço a prontidão dos dirigentes dos referidos campi pelo trabalho que estão desenvolvendo, como também aos servidores envolvidos que não tem medido esforços de estarem de prontidão às necessidades da sociedade”, salientou.

Ele acrescentou que a partir da publicação dessa chamada interna, outras ações virão para que realmente, através da extensão, o IFMT possa fazer um atendimento, uma prestação de serviço à sociedade mato-grossense.

“A publicação da chamada interna é uma forma da equipe gestora do IFMT junto com os seus diretores gerais dos campi, encontraram para prestar um serviço de qualidade, de comprometimento com a sociedade mato-grossense”.

Os projetos de extensão deverão propor soluções para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), abordando questões como:

  • Inovações para a organização dos serviços de saúde. Espera-se o desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos serviços de saúde: informação, acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS.
  • Inovações em equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico. Desenvolvimento de dispositivos e equipamentos voltados para a saúde que se destinem a prevenção, diagnóstico (kit swab (de fazer coleta), kit de influenza, kit de H1N1, kit coronavírus), tratamento e recuperação.
  • Produção de fármacos, antissépticos, desinfetantes e/ou esterilizantes. Espera-se o desenvolvimento de fármacos, obtidos por processos de síntese química, biológicos e extrativos; e/ou o desenvolvimento de agentes químicos que proporcionem antissepsia, desinfecção e preservação no combate e controle da contaminação pelo vírus COVID - 19, visando atender às demandas do SUS e/ou comunidade.
  • Produção de equipamentos / materiais de proteção e prevenção ao Coronavírus (COVID – 19) que visem atender as demandas do SUS e/ou comunidade, como: Equipamentos de Proteção Individual - EPI como luvas, máscaras e capotes/aventais.
  • Produção de matéria-prima que possa ser utilizada na fabricação de produtos e/ou equipamentos destinados à prevenção, diagnóstico (kit swab (de fazer coleta), kit de influenza, kit de H1N1, kit coronavírus, barril ou carga de nitrogênio para armazenar amostra do material coletado), tratamento (respirador mecânico, cilindro de oxigênio) e recuperação do Coronavírus (COVID-19).
  • Enfrentamento das consequências e impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia, por exemplo dificuldade de acesso a alimentos, isolamento social, problemas emocionais, logística, educação online, comunicação, entre outros.
  • Soluções de empreendedorismo e inovação tecnológica de livre iniciativa pelo extensionista proponente, para o enfrentamento da Emergência Pública supracitada.

A submissão das propostas será em fluxo contínuo, exclusivamente, pelo SUAP – Módulo Extensão, disponível em: https://suap.ifmt.edu.br. Propostas enviadas por outros meios serão desconsideradas.

Todas as atividades propostas devem obedecer as recomendações do Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre COVID-19 constantes em: https://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/comite-de-medidaspreventivas-e-orientacoes-sobre-covid19/.

Serão contemplados com recursos orçamentários e financeiros os primeiros 15 (quinze) projetos aprovados pela comissão de avaliação dos projetos para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19).

Cada projeto de extensão aprovado terá direito a até R$ 15.000,00 de taxa de bancada, para desenvolvimento do projeto e utilização conforme Regulamento do Programa de Valorização à Pesquisa, Ensino e Extensão do IFMT, aprovado pela Resolução CONSUP Nº 014/2019. O valor total da taxa de bancada que estão sendo investidos nessa chamada são R$ 225.000,00.

A taxa de bancada, para fins deste Edital, deverá ser utilizada para itens de CUSTEIO e PERMANENTE  e somente dentro do período de execução do projeto.

O projeto de extensão deverá ter 1 (um) extensionista coordenador, e, no máximo, outros 3 (três) servidores, conforme alínea c do art. 12 e art. 22 da Resolução CONSUP nº 27/2019 que aprovou o Regulamento das Ações de Extensão do IFMT.

O projeto de extensão poderá ter colaboradores externos e estudantes voluntários na sua equipe executora conforme necessidade do projeto. O Coordenador do projeto deverá apresentar em sua proposta, na aba equipe, a disponibilidade da carga horária mínima de 04 (quatro) horas semanais, para as suas atividades conforme Resolução CONSUP N° 059/2018 que aprovou o Regulamento de Atividades Docentes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Conforme o cronograma da chamada interna, a publicação do edital ocorre nesta quinta-feira (26/30). O prazo para submissão do projeto no SUAP, a partir desta quinta-feira (26/03). A pré-avaliação das propostas (comissão de avaliação dos projetos para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19) até 24 horas após a submissão da proposta.

Veja abaixo o cronograma da Chamada Interna 

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças

Estrada de Acesso à BR-158, Rua José Maurício Zampa, s/nº, Loteamento BR-070, CEP 78605-099

Telefone: (66) 3402-0100

Barra do Garças/MT