início do conteúdo

Inscrições do Programa Senado Jovem Brasileiro estão abertas até 16 de agosto

Publicado por: Reitoria / 6 de Junho de 2019 às 14:13

Alunos do ensino médio de escolas públicas podem participar do Programa Senado Jovem Brasileiro, que engloba o projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto.

O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. Visa ainda estimular nos estudantes a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania.

O Programa é realizado pelo Senado Federal e conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com apoio das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

A inscrição do aluno deverá ser feita pela escola e efetivada com o envio da redação, ficha de inscrição e documentos para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), conforme estabelecido pela coordenação do Jovem Senador nos estados e Distrito Federal. Não existe pré-inscrição e nem inscrição on-line.

Para participar, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Os autores das 27 melhores redações, um por unidade da federação, serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

Podem participar os alunos que estão regularmente matriculados em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal de ensino médio, nas modalidades regular, ensino técnico, ensino médio integrado ou educação de jovens e adultos. O aluno precisa ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2019 e ter disponibilidade para participar da fase presencial, em Brasília (DF), no período de 25 a 30 de novembro de 2019.

As informações acerca do Programa Senado Jovem Brasileiro 2019 podem ser acessadas nos links abaixo:

Link da matéria no site da SEDUC https://www2.seduc.mt.gov.br/-/11700612-programa-senado-jovem-brasileiro-esta-com-as-inscricoes-abertas

Link do Kit Escola> https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/menu/como-participar/kit-da-escola

Link da plataforma COS https://cos.seduc.mt.gov.br/wmmostrarnoticia02.aspx?134,Programa+Senado+Jovem+Brasileiro+2019

 

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças

Estrada de Acesso à BR-158, Rua José Maurício Zampa, s/nº, Loteamento BR-070, CEP 78605-099

Telefone: (66) 3402-0100

Barra do Garças/MT