Inscrições para o Mestrado em Ensino estão abertas até 27 de outubro

Publicado por: Reitoria / 24 de Outubro de 2017 às 13:12

Estão abertas até o dia 27 de outubro as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn), realizado em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic). As inscrições devem ser feitas no site da Seleção do IFMT – https://selecao.ifmt.edu.br. A divulgação do resultado das inscrições será no dia 03 de novembro, no site e na secretaria do PPGEn do IFMT.

O candidato pode optar por entregar a documentação prevista em edital no Setor de Protocolo do IFMT - Campus Cuiabá-Cel. Octayde Jorge da Silva, localizado na Rua Profª Zulmira Canavarros, n º 93, Centro, CEP: 78.005-200, Cuiabá/MT. O horário de atendimento para inscrições presenciais será das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

O Edital 96/2017 foi lançado no dia 03 de outubro. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 14 de dezembro no site - https://selecao.ifmt.edu.br/  e na página do Programa. O período de matrícula e entrega de documentos será de 05 a 09 de fevereiro de 2018, na Secretaria de Documentação Escolar do IFMT - Campus Cuiabá.

As aulas iniciarão a partir de março de 2018, em três linhas de pesquisa: Ensino de Linguagens e seus Códigos, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar e Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias.

Estão sendo ofertadas vinte vagas, dez para os candidatos que se inscreverem pelo IFMT e dez vagas pela Unic, que realizará seleção com edital próprio. Das vagas do IFMT, nove serão para ampla concorrência e uma reservada para negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas e indígenas, atendendo a Portaria Normativa nº 13, de 11 de maio de 2016, que dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação no país.

O candidato que optar pela inscrição por correspondência deve encaminhar os documentos via correio, preferencialmente via Sedex, para o IFMT - Campus Cuiabá-Cel. Octayde Jorge da Silva – Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn, no endereço acima citado.

Após preencher o formulário de inscrição e o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 27 de outubro.

O processo seletivo terá duas fases: a Fase I, composta por prova de conhecimentos específicos, com nota de zero a dez, de caráter eliminatório e classificatório, e a Fase II, composta por análise de pré-projeto de pesquisa e entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, que versará sobre os itens do pré-projeto de pesquisa, o currículo do candidato, a experiência extra-acadêmica e a disponibilidade do PPGEn.

O comprovante de proficiência em língua estrangeira é de caráter não eliminatório e o candidato terá 1 ano após o ingresso no programa para obter a aprovação por instituições oficiais. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3318-1465.