Mesa redonda: Formação da Identidade do Técnico em Controle Ambiental

Publicado por: Campus Barra do Garças / 15 de Março de 2019 às 06:37

Ocorreu nessa semana uma mesa redonda com os alunos do 1º ano do curso de Controle Ambiental do IFMT Campus Barra do Garças. As professoras Lirian Keli dos Santos e Dayse Binde convidaram os alunos egressos Houston dos Santos Sousa e Rafael de Sousa Gonçalves e o Engenheiro Florestal Carlos Augusto Santos Muniz para conversarem com os estudantes a respeito do curso, da profissão, do mercado de trabalho dentre outros assuntos ligados a área ambiental.

O aluno egresso Rafael de Sousa Gonçalves destacou o fato que na época em que ele estudava no Campus era um pouco complicado, mas conseguiu aproveitar muito o curso: “Começamos no campus da UFMT e depois viemos pra cá. Eu aprendi muito. Quando eu formei, comecei a trabalhar na própria área de meio ambiente na JBS. Hoje eu agradeço muito e vejo o quanto eu estava despreparado para o mercado de trabalho”.

O engenheiro florestal e analista de meio ambiente da SEMA-MT, Carlos Augusto Santos Muniz, discorreu sobre a importância do estudo: “A gente precisa olhar a vida por etapas. Não adianta ficar olhando lá para o final do campeonato se você ainda está no primeiro jogo. Então, você tem que aproveitar esse momento para aprender, se qualificar, aproveitar a aula, aproveitar cada professor, o que eles tem pra dizer e estudar. Se você usar esse tempo na escola pra estudar vai te poupar muito tempo no futuro”.

Houston dos Santos Sousa, aluno egresso e estudante de Direito na UFMT, fala sobre a escolha do curso: “Eu escolhi o curso de Controle Ambiental porque gostava do meio ambiente e queria conhecer mais sobre o assunto. Eu não exerço uma profissão na área ambiental, mas eu fui para o Direito onde posso atuar na área de direito ambiental.”

A roda de conversa foi desenvolvida na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Socioambiental, ministrada pela professora Lirian Keli dos Santos e, segundo a docente, teve como objetivos : “Reconhecer-se como profissional da área técnica; Estimular a autonomia do sujeito; Desenvolver uma atitude crítica e reflexiva sobre os problemas ambientais; Demonstrar o campo de atuação como: preservação e restauração ambiental, coleta, análise, controle e gerenciamento de dados ambientais, realização de análises físico-químicas e microbiológicas de águas e efluentes, operação de estações de tratamento de água e efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos e recursos hídricos, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável e socialmente justo”.