início do conteúdo

Processo Seletivo 2018/2: Inscrições abertas até 02 de julho; prova será dia 08

Publicado por: Reitoria / 26 de Junho de 2018 às 15:33

Estão abertas até 02 de julho as inscrições para o Processo Seletivo 2018/2 dos cursos Técnicos Subsequentes (Pós-Médio) da Educação Profissional Tecnológica do IFMT, com ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2018. A prova, inicialmente prevista para o dia 15 de julho, foi antecipada e será realizada no dia 08 de julho. O cronograma de divulgação dos resultados e o período de matrículas foi alterado (ver Edital Retificador 01). 

Serão ofertadas 305 vagas distribuídas nos seguintes Campi: Campus Barra do Garças; Campus Barra do Garças – Centro de Referência de Canarana; Campus Cáceres; Campus Cuiabá – Bela Vista; Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva e Campus Avançado de Sinop.

Estão sendo ofertadas 35 vagas para o curso Técnico em Secretariado no campus Barra do Garças; 35 para Técnico em Informática no Centro de Referência de Canarana; 40 para Técnico em Agropecuária no campus Cáceres; 25 para Técnico em Alimentos e 25 para Técnico em Química no campus Bela Vista; 25 para Técnico em Edificações; 25 para Técnico em Agrimensura; 30 para Técnico em Eletrônica e 30 para Técnico em Eletrotécnica no Campus Cuiabá Octayde; e 35 para Técnico em Comércio no campus Avançado de Sinop.

Ao se inscrever, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas, estabelecidas na Lei 2.711/2012, com alterações introduzidas pela Lei 13.409/2016, no Decreto 7.824/2012, com alterações introduzidas pelo Decreto 9.034/2017, na Portaria Normativa 18/2012, Portaria Normativa 21/2012 e alterações introduzidas pela Portaria Normativa 9/2017 (item 7 Reserva de vagas), ou às vagas pela ampla concorrência. O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos aos candidatos que tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

As inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 2 de julho. Caso o candidato inscreva-se mais de uma vez, para curso e/ou turno iguais e/ou diferentes, será considerada somente a última inscrição efetivada (paga).

É necessário preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, disponibilizados no endereço https://selecao.ifmt.edu.br/. O questionário tem por objetivo a obtenção do perfil dos candidatos inscritos, a fim de subsidiar as políticas institucionais do IFMT e não terá interferência na classificação dos concorrentes.

Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, obrigatória para os que não forem contemplados pela Lei nº 12.799, de 10 abril de 2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas de inscrição para processos seletivos nos cursos das instituições federais de educação superior.

O pagamento da taxa será efetuado somente em dinheiro e deverá ser feito preferencialmente no Banco do Brasil ou em bancos postais. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 3 de julho, observado o horário de funcionamento bancário. A confirmação da inscrição será efetivada somente após o pagamento do boleto bancário correspondente à taxa e a devida confirmação da rede bancária.

Caso o candidato cometa algum erro ao preencher o cadastro, poderá solicitar a correção dos dados até as 16 horas do dia 05 de julho (quinta-feira), através do preenchimento de formulário específico e de documento comprobatório a ser enviado datado e assinado para o Departamento de Políticas de Ingresso, pelo endereço eletrônico proen.dpi@ifmt.edu.br. Ao fim desse prazo, a constatação de informação incorreta de dados implicará cancelamento automático da inscrição.

O dia 03 de julho é também o último prazo para o candidato protocolizar documento referente à solicitação de atendimento diferenciado durante a prova via protocolo do Campus para o qual se inscreveu.

No dia 05 de julho, o IFMT disponibilizará aos candidatos a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/.

O Exame de Seleção Classificatório 2018/2 será no dia 08 de julho, das 14 às 17 horas e constará de 45 questões objetivas de Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia e Biologia. As respostas das questões das provas terão, obrigatoriamente, de ser transcritas para o cartão-resposta, que será o único documento válido para a correção eletrônica, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica (tinta azul ou preta).

O gabarito da prova objetiva será divulgado até às 17 horas do dia 09 de julho, no site do IFMT https://selecao.ifmt.edu.br/. No dia 18 de julho, até às 17 horas, serão divulgadas, no mesmo endereço eletrônico, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e excedentes no Processo Seletivo; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Lista de chamadas - As matrículas 1ª chamada serão realizadas nos dias 19, 20 e 23 de julho, das 8h às 11h e das 13h às 17h. No dia 25 será divulgada a 2ª chamada, com matrículas a serem feitas nos dias 26 e 27. No dia 30 de julho será divulgada a 3ª chamada, com matrículas previstas para 31 de julho e 1º de agosto. No dia 02 de agosto será divulgada a 4ª chamada, com matrículas a serem realizadas no período entre 03 e 06 de agosto. Finalmente, no dia 05 de agosto, será divulgada a 5ª chamada e as matrículas devem ser feitas nos dias 08 e 09.  

O início das aulas será estabelecido conforme calendário de cada Campus ou Campus Avançado, a ser divulgado na data da matrícula.

Para saber mais, acesse os Editais 023/2018 e Retificador 01 ao Edital 023/2018, em anexo.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças

Estrada de Acesso à BR-158, Rua José Maurício Zampa, s/nº, Loteamento BR-070, CEP 78605-099

Telefone: (66) 3402-0100

Barra do Garças/MT