Projeto de extensão “Covid, não: Aqui tem sabão!” do Campus Barra do Garças já entregou mais 350 litros de sabão e sabonete líquido, sendo 130 litros para Funai e Casa do Índio

Publicado por: Reitoria / 29 de Maio de 2020 às 13:07

O projeto “Covid, não: Aqui tem sabão!” que integra a segunda etapa dos projetos aprovados do edital nº 47/2020 e vem ajudando muita gente, no curto espaço de tempo desde que começou, no mês passado. O coordenador do projeto de extensão do IFMT -Campus Barra do Garças, professor Elizeu Demambro, informou que atendeu essa semana um chamado da Funai de 30 litros de sabonete e 40 litros de sabão líquido para atender aldeias próximas.

Segundo o professor, a Funai se interessou pelo projeto e tem interesse em fazer uma parceria cedendo os produtos para produção dos itens. “Eles nos informaram que querem montar várias barreiras sanitárias nas aldeias de Mato Grosso, e precisam de sabonete e sabão líquido”, conta.

Na semana passada, o projeto entregou 25 litros de sabonete e 40 litros de sabão líquido na Casa do Índio em Aragarças (Goiás), onde mais de 40 indígenas cumpriam uma quarentena da COVID- 19.

“Uma índia apresentou os sintomas da doença e todos estavam em quarentada. Eles conseguiram comida, mas faltavam produtos de higiene. Como estavam em situação difícil, assim que receberam as doações, fizeram fotos e vídeos de agradecimento”, conta o professor Elizeu Demambro.

Fala de agradecimento do interpréte indigena que trabalha na Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai), Marcelo Cerewaze:

O projeto de extensão une duas instituições públicas de ensino, IFMT e UFMT, além da sociedade organizada, em uma ação social para o enfrentamento desta realidade. Na UFMT, participa o professor doutor de química, Claudemir Batalini. Além de dois alunos do IFMT do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Jéssica Cristina A. Brito Guesser do 5ª semestre e Rony Andrew Moura Zingler do 3 semestre, eles tem como trabalho definir quais são os órgãos e comunidades a receber os produtos, além contactar e definir quantidades.

Tendo como objetivo a produção de sabonete líquido e sabão líquido para atender a rede pública de saúde, como também as pessoas em situação de vulnerabilidade, fez recentemente mais parcerias voluntárias que passaram a ajudar na manutenção do projeto. Entre esses parceiros estão, a Defensoria Pública de Barra do Garças, a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o Rotary Club, a Regional de Saúde de, a Loja Empório C, alguns funcionários da JBS, todos de Barra do Garças, e vários amigos particulares que se sentiram tocados com essa ação.

O projeto também tem auxiliado na saúde púbica municipal, no Pronto-Socorro de Barra do Garças, os servidores que estão na linha de frente de combate ao vírus, relataram que usam o sabonete líquido para a higienização, após a retirada dos EPI’s e também fazem diariamente a higienização das suas dependências com o sabão líquido e já solicitaram mais produtos para esta semana. No pronto-socorro foram entregues 60 litros de sabonete e 60 litros de sabão.

A regional da Saúde fez um pedido de 1.000 litros de sabonete líquido para o atendimento de secretarias de saúde, além da de Barra do Garças, de cidades vizinhas, como Araguaiana, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Riberãozinho e Torixoréu.

Foi feita uma primeira entrega de 60 litros, e com a chegada de mais matéria-prima, as entregas continuarão. No atual estágio do projeto, segundo o professor Elizeu Demambro, a maior dificuldade é a financeira, para adquirir as matérias-primas, pois não se esperava tamanho sucesso e retorno da sociedade.

“O que havia sido projetado acabou, sendo pouco, mas com perseverança, o papel necessário será desenvolvido; mesmo com tamanha dificuldade, sempre aparece uma doação que mantém a luz acesa e, assim, é possível a continuidade do trabalho”, conta o professor.

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela