Regulamento Didático: documento será atualizado com contribuição dos campi até 30/08

Publicado por: Reitoria / 7 de Junho de 2019 às 16:28

A diretora de Graduação da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Marilane Costa conta que a versão atual do documento vem sendo construída a várias mãos desde sua aprovação em 2015. Já a partir de 2015, a Proen, por meio de suas equipes, começou a coletar contribuições dos campi após reuniões de trabalho com chefes de departamentos de ensino, coordenadores pedagógicos, docentes e técnicos administrativos, que contribuíram individualmente com todas as equipes.

As pró-reitorias de Desenvolvimento Institucional (Prodin), de Pesquisa e Inovação (Propes) e de Extensão (Proex) também apresentaram contribuições específicas.

Em linhas gerais o documento unifica orientações e procedimentos relacionados à Reuniões Pedagógicas, Planos de Ensino, Coordenações de Curso, Colegiados de Cursos, NDE, Criação, Reformulação e Extinção de Cursos, Matrícula, rematrícula, trancamento. E propõe inovações relacionadas à Assistência Estudantil, Permanência e Êxito, Educação a Distância, curricularização da Extensão, Gestão pedagógica e Ingresso, por meio de novas formas de seleção e exclusão de pontos próprios de Editais.

As especificidades do Ensino Técnico, especialmente os cursos integrado e subsequente também foram objeto de discussão. E a elas se somaram os apontamentos dos dirigentes gerais, através do Codir, e do Fórum de Ensino até o encaminhamento recente aos campi.

“Eles precisarão discutir e reunir as contribuições em um único formulário por campus. A ideia é que sejam contribuições nascidas de debates e represente anseios comuns”, observou Marilane.

Cronograma - A Proen prorrogou o recebimento dos formulários de propostas até o dia 30 de agosto de 2019 (Ofício 382/2019/PROEN). Posteriormente será feita a sistematização do conteúdo e a proposta finalizada será enviada ao reitor que, por sua vez, submeterá o documento final à análise do Consepe.

Acesse, nos anexos abaixo, as 64 páginas da minuta do Regulamento Didático, as orientações para os próximos procedimentos, o formulário para preenchimento pelos campi e a agenda das reuniões nos campi.

Também estarão disponíves, as contribuições dos campi na ordem em que forem encaminhadas, começando por Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.

(Publicado inicialmente em: 07/06/19 às 16:28; atualizado em: 14/06 às 15:23; 03/07 às 13:46; 08/07 às 17:28, 14/08 às 13:25, 19/09 às 14:29 e 03/10 às 14:05)

Marcadores: ifmt_1