Seminário de Planejamento Estratégico capacitará comissões para elaborar PDI

Publicado por: Reitoria / 15 de Junho de 2018 às 13:37

A pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFMT promove, nos dias 19 e 20 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o Seminário de Planejamento Estratégico para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019/2023. Participam da capacitação, que será conduzida pela equipe da Prodin e pelo reitor Willian de Paula, os membros da comissão central, formada por representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas e os representantes das comissões dos 19 campi do instituto. São esperados cerca de 100 servidores no evento.

O reitor Willian de Paula fez um convite a toda a comunidade acadêmica para que participe “desse importante processo de construção coletiva do IFMT”.

O pró-reitor da Prodin, João Germano Rosinke explica que durante o evento será feita uma avaliação do Planejamento Estratégico que está em vigência até 2018, para que a instituição tenha uma leitura dos avanços obtidos e quais são os pontos em que ainda não foi possível atender as expectativas da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

“Faremos uma prestação de contas, no primeiro dia, e uma oficina utilizando ferramentas de planejamento estratégico para que sejam identificadas as nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A ideia é que ao fim do segundo dia, tenhamos essas matrizes prontas para subsidiar um planejamento macro da instituição”, explicou o pró-reitor.

Durante o seminário, os integrantes das comissões dos campi serão capacitados e munidos de documentos para, na sequência, executar o trabalho com a comunidade do seu campus.

“Apesar de ser um número reduzido de servidores eles serão os responsáveis por ampliar esse debate, fazer com que cada aluno e servidor lá da ponta consiga participar, dar sua opinião e contribuir para que no final de todo o processo seja elaborado um documento contendo os temas institucionalmente mais relevantes, que sirva de ferramenta para a gestão para os próximos cinco anos”, afirmou João Germano.

Na fase diagnóstica a comunidade pode contribuir com sugestões pelo e-mail pdi@ifmt.edu.br

Cronograma – Depois do seminário as comissões voltam para os seus campi de origem e terão um prazo de cerca de 60 dias para a fase de diagnóstico: promover a aplicação dos questionários, fazer reuniões com os servidores e alunos, pais de alunos, representantes dos diferentes setores público e privado, áreas cultural, educacional, arranjos produtivos, e realizarem audiências públicas.

Ao final desse trabalho a equipe da Prodin fará o fechamento, montando o documento final, o diagnóstico do campus, para que sejam definidos, em nível de gestão, os objetivos e metas institucionais. Em seguida inicia a fase de elaboração do mapa estratégico e definição de indicadores, pelos pró-reitores e diretores sistêmicos, via Codir, no mês de setembro.

Em outubro será o período reservado à escrita do documento que, então, será submetido à consulta pública no site para que as pessoas ainda consigam contribuir para essa versão final. O documento pronto será submetido, em novembro, à análise e aprovação do Conselho Superior da instituição.