Resumo: Sexualidade na adolescência: vamos conversar sobre isso?

A sexualidade representa parte fundamental da identidade humana, caracterizada por aspectos biológicos, psicológicos, sociais, culturais e históricos. A fase da adolescência, por sua vez, é o período da vida em que o sujeito está consolidando aspectos básicos de sua personalidade, o que justifica a pertinência de se abordar a sexualidade nessa etapa do desenvolvimento. Além disso, é possível observar um aumento cada vez maior dos índices de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência. A elevação destes índices envolve diversos fatores, inclusive por falhas no que se refere à educação sexual. A promoção da educação sexual ocorre principalmente por dois mecanismos essenciais, a família e a escola, por serem os principais responsáveis pela formação de um indivíduo. No entanto, é possível observar que ambas necessitam obter maior comprometimento em relação a este assunto, a fim de reduzir possíveis consequências oriundas de falta de informação, as quais acabam afetando a sociedade de modo geral. Por este motivo, o presente projeto tem por objetivo trazer alguns conceitos sobre a sexualidade humana por meio de ações oferecidas aos estudantes, as quais promovem a discussão sobre o assunto bem como o esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade. A metodologia a ser desenvolvida primará por atividades dinâmicas que rompam com o modelo tradicional, favorecendo a construção de um ambiente motivador e propício para o processo de ensino-aprendizagem sobre sexualidade. Assim, espera-se que as ações propostas por este projeto promovam uma reflexão saudável junto aos adolescentes sobre o tema sexualidade, bem como de atitudes responsáveis e o cuidado consigo mesmo e com o outro.

Coordenadora: Josilene Dália

Estudante: Letícia Kauane da Silva Dias