IFMT integra Rede Bionorte com Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

Publicado por: Reitoria / 25 de Janeiro de 2023 às 15:32

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), passou a fazer parte das Instituições que compõem a Rede Bionorte com a oferta do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-BIONORTE). Com a inclusão do IFMT na Rede, o Polo Mato Grosso ganha a terceira Instituição - desde 2012 fazem parte a UFMT e a Unemat.

Cinco docentes do IFMT Campus Avançado de Lucas do Rio Verde foram recém credenciados no PPG-BIONORTE. Eles já poderão receber a cota de uma vaga para orientação no próximo edital de seleção de candidatos ao doutorado, a ser finalizado e aprovado na 1ª Reunião Ordinária do Colegiado Geral de Pós-Graduação do PPG-BIONORTE, que ocorrerá no dia 26 de janeiro de 2023.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMT, Epaminondas de Matos, destacou que integrar a Rede Bionorte, para oferta de Programa de Pós-Graduação em nível de Doutorado na área de Biodiversidade e Biotecnologia, "cumpre com o papel da instituição de verticalização da oferta de educação em nível de pós-graduação, bem como possibilita levar aos municípios do interior essa oferta e, ainda, alicerçar a pesquisa em áreas estratégicas que possam atender às regiões do estado".

Instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pela Portaria MCT nº 901, de 04 de dezembro de 2008, a Rede Bionorte congrega instituições da Amazônia Legal com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Relação dos docentes credenciados e suas respectivas sublinhas de atuação junto ao programa:

Prof. Dr. André Luiz Santos de Jesus
Sublinha: Desenvolvimentos de bioensaios clássicos e modernos;

Prof. Dr. Fabiano Avelino Gonçalves
Sublinhas: Desenvolvimento de tecnologias de produção de enzimas industriais; Escalonamento de bioprocessos;

Prof. Dr. Reginaldo Vicente Ribeiro
Sublinhas: Desenvolvimentos de fitoterápicos e fitofármacos; Bioprospecção de antibióticos de origem microbiológica;

Prof. Dr. William Pietro de Souza
Sublinha:  Seleção e aplicação de microrganismos para fins biotecnológicos;

Prof. Dr. Wesley Fonseca Vaz
Sublinha: Análise estrutural de compostos com potencial biotecnológico;

Marcadores: ifmt_1