Propes realiza I Ciclo de Palestras Iniciação Científica e Inovação do IFMT

Publicado por: Reitoria / 16 de Novembro de 2021 às 10:47

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propes) realiza o I Ciclo de Palestras Iniciação Científica e Inovação do IFMT. O evento será realizado de forma on-line e com transmissão pelo canal do IFMT no YouTube, entre os dias 17, 23 e 30 de novembro de 2021. As inscrições podem ser realizadas diretamente no endereço https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/

O evento é gratuito. Aos participantes inscritos que comprovarem frequência na programação, será concedido certificado com carga horária de 6 horas. O evento tem como público os estudantes da instituição e demais instituições de ensino que almejam conhecimento e um despertar para a vocação pela pesquisa cientifica e inovação.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Angela Santana de Oliveira declarou que diante da perspectiva de inserção da pesquisa nas matrizes curriculares, cada vez mais é necessário que os alunos participem das ações de pesquisa e inovação.

“É importante que os estudantes desenvolvam este olhar investigativo para que no futuro tenhamos o despertar de mais cientistas na nossa sociedade”, destaca a pró-reitora.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Erineudo Lima Canuto, salientou que a realização desse I Ciclo de Palestras num período que estaria ocorrendo o Workif, mas que a Propes realizou no início do ano, de forma remota.

“Nós temos como objetivo nesse evento, a aproximação dos bolsistas dos diferentes campi do IFMT, num diálogo sobre iniciação científica e inovação na formação acadêmica e profissional dos nossos estudantes”, finaliza Erineudo Canuto.

Confira a programação

Palestra 1 - 17/11 às 15h: Formação Científica e Profissional: desafios e convergências da Iniciação científica - Dr. Alan Carlos Costa - IFGOIANO

Palestra 2 - 23/11 às 15h: Alfabetização Científica (tendo como pré-requisito a alfabetização digital) um Direito Universal - Dr. Attico Inacio Chassot - Instituto de Quimica da UFRGS

Palestra 3 - 30/11 às 9h: Propriedade Intelectual - conceitos e procedimentos - Ms. Eliel Batista da Silva - Agência de Inovação do IFMT e Ma. Fernanda Marques Caldeira - Agencia de Inovação do IFMT