O IFMT Campus Barra do Garças realizou a fase local da 27ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2025). A competição foi coordenada pelo professor Antônio Carlos e contou com 36 participantes do curso técnico em Informática, sendo 13 alunas.
A OBI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com organização do Instituto de Computação da Unicamp, sendo uma competição elaborada nos moldes das outras olimpíadas científicas, como as de Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação, por meio de uma disputa que envolve desafios de raciocínio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Eloah, aluna do 1°A, participou pela primeira vez e falou um pouco sobre a sua experiência: “Quando decidi participar da OBI, pensei não só nas oportunidades como bolsa para faculdade, mas também queria começar a aprender lógica de programação e usar melhor Python. Foi minha primeira Olimpíada. Toda quarta-feira à tarde ficava na escola para o curso preparatório com o professor Antônio, que explicava sobre a linguagem. Minha maior dificuldade foi aprender a sintaxe do zero, mas o professor ajudou bastante”.

Jorge Fernando, do 3º ano, participou pela segunda vez e destacou evolução em seu desempenho: “Ano passado foi a primeira vez que fiz a OBI, então não tinha muita ideia de como ia ser a prova. Acertei 3 das 4 questões. Nesse ano já foi diferente, eu já sabia mais ou menos como funcionava a prova e consegui acertar todas as questões. Para me preparar, estudei os fundamentos de programação e pratiquei com provas dos anos passados”.
Os classificados seguirão para a fase estadual em agosto. A Competição Feminina (CF-OBI) ocorrerá em setembro. A OBI exige dos alunos participantes o conhecimento em programação de computadores, raciocínio lógico e matemático. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem conhecimento em estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.
Os principais objetivos da OBI são:
* Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral.
* Promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental.
* Proporcionar novos desafios aos estudantes.
* Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação, para melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.
 
								 
															

