Administração, Contabilidade e Finanças

Sobre

O Departamento de Administração e Planejamento (DAP) é a instância responsável por planejar, superintender, coordenar, fomentar e acompanhar as atividades e políticas de administração, planejamento, infraestrutura, gestão orçamentária, financeira, patrimonial no âmbito do Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Barra do Garças.

Algumas das responsabilidades do Departamento de Administração e Planejamento do IFMT – Campus Barra do Garças são: a correta aplicação dos recursos repassados pela Reitoria; o controle contábil e orçamentário de todas as receitas e despesas; contribuir para que sejam gerados benefícios para a comunidade acadêmica; realizar a manutenção e a melhoria das instalações; promover a prestação de contas à comunidade, se destacando na transparência na gestão dos recursos geridos.

Margarida Silva de Araújo

E-mail institucional: administracao.bag@ifmt.edu.br

Horário de atendimento ao público: Segunda à Sexta feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

À Chefia do Departamento de Administração e Planejamento compete:

I – elaborar o planejamento e a descentralização orçamentária do Campus, em função dos planos, projetos e programas governamentais;

II – coordenar e orientar as atividades de planejamento, orçamento e modernização do Campus, bem como a execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial;

III – acompanhar e controlar a execução dos programas, projetos, contratos e convênios firmados, bem como coordenação da elaboração as respectivas prestações de contas;

IV – planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas aos serviços gerais, bem como a manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis do Campus;

V – planejar e coordenar as ações administrativas relacionadas às áreas de Materiais e Patrimônio do Campus;

VI – planejar e coordenar o desenvolvimento físico do Campus;

VII – coordenar a elaboração de editais e a realização dos processos licitatórios;

VIII – gerir a elaboração da prestação de contas do Campus;

IX – fazer a gestão das Atividades de Projetos e Obras;

X – apresentar ao Diretor-Geral o relatório anual das atividades desenvolvidas por sua Diretoria;

XI – propor a elaboração de projetos para obtenção de recursos financeiros;

XII – propor normas no âmbito de sua Diretoria;

XIII – revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados à sua área;

XIV – supervisionar e dirigir as coordenações e setores subordinados à sua chefia.

XV – arquivar e manter sob custódia os processos e os documentos referentes ao setor;

XVI – garantir a transparência na aplicação dos recursos financeiros.

O Departamento de Administração e Planejamento compreende os seguintes setores:

I. Compras e Licitações;

II. Contratos;

II. Patrimônio e Logística;

III. Execução Orçamentária e Financeira;

IV. Almoxarifado.

COORDENADOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Ademir de José de Jesus Silva

E-mail institucional: ademir.silva@ifmt.edu.br

Tel: (66) 3402-0112

Horário de atendimento ao público: Segunda à sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.

Ao setor de Compras e Licitações compete:
I. executar os processos de solicitação de compras de materiais, de serviços e de obras a licitar;
II. realizar a aquisição dos materiais, bens, serviços e obras, através de contratação direta;
III. realizar pesquisas de preço de mercado para composição de processos licitatórios;
IV. administrar e adquirir materiais e serviços via pronto pagamento;
V. manter o cadastro de fornecedores nos sistemas internos e governamentais;
VI. atender os fornecedores na prestação de informações sobre licitações;
VII. realizar serviços externos referentes às compras de pronto pagamento e de transporte de documentos;
VIII. receber e analisar as solicitações de compras e contratação de serviços, quanto ao atendimento dos requisitos legais, viabilidade da aquisição/contratação, com pesquisa de mercado, detalhamento do objeto e escolha da modalidade licitatória adequada;
IX. consultar a coordenação de orçamento e finanças quanto à disponibilidade de recursos orçamentários e solicitar a classificação orçamentária necessária ao atendimento das demandas apresentadas;
X. confeccionar o instrumento convocatório adequado à licitação indicada e proceder à publicação do referido instrumento;
XI. prestar esclarecimentos aos interessados sobre as licitações em andamento, exceção às informações sigilosas ou confidenciais, conforme critério e indicação da Administração;
XII. conduzir o procedimento licitatório, desde a elaboração do projeto básico, com pesquisa de mercado e viabilidade da contratação, seguido da elaboração de instrumento convocatório e demais documentos necessários à contratação, mantendo sob seus cuidados todos os documentos referentes à licitação em curso até seu recolhimento, auxiliado pelo setor requisitante e equipe técnica, sempre que necessário;
XIII. compor as comissões de Licitação e a de Pregão Eletrônico;
XIV. execução de todas as licitações: dispensa, inexigibilidade, adesões, pregões, e demais modalidades;
XV. envio de demandas para participação em pregões (registro de preços) realizados por outros campi e controlar o seu andamento;
XVI. promover a racionalização e a modernização dos processos de gestão administrativa;
XVII. desempenhar e cumprir as normas de controle.

Servidor lotado no setor:

Juliana Bruning Azevedo

E-mail institucional: bruning.azevedo@ifmt.edu.br

Tel: (66) 3402-0112

Horário de atendimento ao público: Segunda à Sexta feira das 07:30 às 11:30 e das 12:30 às 16:30.

CONTRATAÇÕES DIRETAS

Dispensa

Inexigibilidade

LICITAÇÕES

Pregão e Concorrência

Documentos:

IN IFMT Nº. 02_2015 (Regulamenta as compras compartilhadas no IFMT)

Manual de Compras Públicas e Boas Práticas Sustentáveis do IFMT

Mapa de Processos para Contratação de Bens e Serviços – UNAI/IFMT

Formulário de Requisição de Material/Serviço

Orientações Internas para Elaboração de Processos junto ao DAP do IFMT-Campus Barra do Garças

RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DE CONTRATOS

Margarida Silva de Araújo

E-mail institucional: margarida.araujo@ifmt. edu.br

Tel: (66) 3402-0129

Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta-feira das 07:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00.

Ao setor de Contratos compete:
I. elaborar minutas de editais, contratos, convênios, aditivos e demais documentos pertinentes às licitações e contratações por licitação;
II. providenciar a assinatura de contratos e instrumentos semelhantes;
III. publicar extratos de convênios, contratos e aditivos, respeitando o intervalo legal para o ato;
IV. solicitar e reter a garantia contratual, quando pertinente, mantendo-a convenientemente arquivada no setor, devolvendo ao contratado apenas após o término do contrato;
V. manter atualizado banco de dados com documentos pertinentes às licitações e contratações;
VI. orientar os setores solicitantes quanto à elaboração de seus pedidos de compras e contratação de serviços, bem como orientar a confecção dos respectivos termos de referência e projetos básicos;
VII. acompanhar e orientar a fiscalização dos contratos do IFMT;
VIII. acompanhar os prazos de vigência de contratos, convênios e aditivos, motivando os fiscais/gestores a se pronunciarem quanto a possíveis renovações de prazo e alteração de valores;
IX. propor diretrizes relativas à área de atuação, promovendo sua implantação; promover a racionalização e a modernização dos processos de gestão administrativa;
X. desempenhar e cumprir as normas do controle.

Contratos dos anos de:

2015    2016   2017   2018   2019

Documentos:

Portaria IFMT nº. 182_2011(Referente a convênios e cooperação técnica)

Instrução Normativa IFMT N° 02, de 27 de Janeiro de 2015

Manual de Fiscalização de Contratos e Aplicação de Sanções – Versão 2015

COORDENADOR DE PATRIMÔNIO E LOGÍSTICA

Wanderson Tadeu Araújo dos Santos

E-mail institucional: araujo.wanderson@ifmt.edu.br

 Tel: (66) 3402-0114

Horário de atendimento ao público: Segunda a sexta-feira das 13:30 às 17:00.

O setor de Patrimônio e Logística é responsável pela:

I. catalogação patrimonial;

II. controle de veículos (gerenciamento de frota, abastecimento e manutenção);

III. gerenciamento e controle do sistema de Abastecimento da frota.

IV. promover a racionalização e a modernização dos processos de gestão administrativa;

V. desempenhar e cumprir as normas do controle;

VI. determinar o uso das dependências do campus, juntamente com a Chefia de Departamento de Ensino.

Documentos:

Portaria IFMT nº. 864_2015 (Regulamenta o uso de veículos oficiais no IFMT)

Orientação Técnica N 01_DCF_PROAD_IFMT, de 2014 – Gestão Imóveis IFMT

Cadastro de usuário SpiuNet – Formulário SPU

CARTILHA_DE_REGISTROS_PATRIMONIAIS_NO_SIAFI

Formulário de nada consta de Carga Patrimonial

Manual de Administração Patrimonial do IFMT

Manual SpiuNet – Elaborado pelo SPU

Orientação Técnica N 01_DCF_PROAD_IFMT, de 2014 – Gestão Imóveis IFMT

Portaria nº 54

COORDENADOR DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Paulo Sérgio Carvalho

O setor de Execução Orçamentária e Financeira é responsável pelas atividades de recepção dos recursos consignados no orçamento do Campus e de pagamento das despesas autorizadas pelo Ordenador de Despesa. Compete:

I. proceder à liquidação das despesas e ao pagamento das contas e notas fiscais;

II. controlar, em termos monetários, o cumprimento da programação estabelecida;

III. realizar o recebimento de valores oriundos de receita própria;

IV. proceder à emissão de empenhos, ordens bancárias e outros documentos correlatos;

V. manter documentos contábeis convenientemente arquivados;

VI. executar outras atividades correlatas;

VII. controlar o trâmite e o arquivamento dos documentos referentes ao setor;

VIII. controlar o saldo das contas de orçamento e financeiro;

IX. efetuar o detalhamento de orçamento para classificação orçamentária dos processos;

X. promover o pagamento de bolsas e auxílios financeiros.

XI. coordenar e executar os trabalhos e funções da administração financeira do Campus;

XII. receber e pagar Notas Fiscais;

XIII. contabilizar atos e fatos contábeis;

XIV. efetuar a conformidade contábil e a conformidade de gestão;

XV. efetuar análise dos balanços, e execução de notas explicativas;

XVI. auxiliar na execução do relatório de gestão;

XVII. atender solicitação dos órgãos fiscalizadores;

XVIII. promover a racionalização e a modernização dos processos de gestão administrativa;

XIX. desempenhar e cumprir as normas do controle.

Servidores lotados no setor:

Mariane Waldow Cotrim

E-mail institucional: mariane.waldow@ifmt.edu.br

Tel: (66) 3402-0113

Paulo Sérgio Carvalho

E-mail institucional: paulo.carvalho@ifmt.edu.br

Tel: (66) 3402-0113

Horário de atendimento ao público: Segunda à Sexta-feira das 07:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:30.

Documentos:

Ordem Cronológica de pagamentos In MPDG Nº 02/2016

Portaria IFMT nº. 324_2011 (Referente a suprimento de fundos)

ORIENTAÇÃO_TÉCNICA_03_2014_PROPOSTA_PROGRAMAÇÃO_FINANCEIRA_SIAFI

ORIENTAÇÃO_TÉCNICA_01_2015_PIS_PASEP

ORIENTAÇÃO_TÉCNICA_02_2015 – SENHAS IFMT

Demonstrações contábeis

Manual de Procedimentos_Pesquisa e Extensão

Execução Financeira e Regularizações Contábeis

A Conformidade dos Registros de Gestão consiste na certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no Sistema integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI e da existência de documentos hábeis que comprovem as operações. Atualmente o servidor Danilo Meirelles Morand é o responsável por esses registros no Campus Barra do Garças.

Estes documentos tem a finalidade de nortear o Responsável pela Conformidade dos Registros de Gestão no exame e certificação dos documentos operacionalizados pelos agentes da Administração dos Campus.

Instrução Normativa Nº 06/2007 – Disciplina os procedimentos relativos ao registro das Conformidades

Tutorial do TCU sobre Conformidade de Registro de Gestão

Macrofunção Siafi 020314 – Conformidade de Registro de Gestão

Manual do Exército – Conformidade de Registro de Gestão

Portaria 61 de 11 de maio de 2022

Manual de Conformidade de Gestão

O manual do exército está disponibilizado com o objetivo de facilitar o exame da documentação e o registro da Conformidade de Registro de Gestão. No entando, sabe-se que o referido manual poderá não adequar-se, em alguns aspectos, à realidade do IFMT, portanto a disponibilização desse manual funciona como uma fonte de pesquisa.

COORDENADORA DE ALMOXARIFADO

Márcia Oliveira Magalhães

E-mail institucional: marcia.oliveira@ifmt.edu.br

Tel: (66) 3402-0114

Horário de atendimento ao público: Segunda à Sexta feira das 07:30 às 11:30 e das 12:30 às 16:30.

O setor de Almoxarifado é responsável pelas atividades de gestão do estoque, recepção e distribuição de material e compete:

I. receber, classificar e arquivar os pedidos de material, notas de empenho e seus respectivos comprovantes de entrega ao fornecedor;

II. registrar a entrada e a saída de material;

III. armazenar o material recebido no estoque;

IV. gerenciar o consumo e a atualização do estoque;

V. realizar o inventário anual do material em estoque e consolidar com os saldos contábeis;

VI. realizar a cobrança da entrega do material em atraso.

VII. conferir e inspecionar, face às especificações de compras, o material adquirido para o Campus;

VIII. receber e armazenar, devidamente codificado e classificado, o material adquirido;

IX. atender às requisições de materiais provenientes dos setores do Campus;

X. controlar o estoque de materiais, emitindo relatórios pertinentes;

XI. realizar balanço anual de materiais de expediente;

XII. receber as notas fiscais e encaminhá-las para o solicitante atestá-las.

Prefeito: Wanderson Tadeu Araújo dos Santos

E-mail institucional: wanderson.santos@bag.ifmt.edu.br

Tel: (66) 3402-0152

Horário de atendimento ao público: de segunda à sexta feira das 07:00 às 13:00

O Departamento de Administração e Planejamento também irá incorporar as funções da Prefeitura do Campus, que compreendem:

I. controle de manutenção da estrutura física do Campus (água, energia, portaria, telefonia, limpeza, material em geral);

II. planejamento de manutenção em geral;

III. promover a racionalização e a modernização dos processos de gestão administrativa;

IV. desempenhar e cumprir as normas do controle.

Aldo da Silva Lima – Limpeza (Bio Limp)

Aurea Rodrigues da Conceição – Limpeza (Bio Limp)

Bruna Letícia Gonçalves Barros – Cuidadora (LINCE)

Edison de Sousa Rezende – Oficial (AGC)

Élyca Borges da Silva – Estagiária (DG) (IF-BAG)

Emily Machado dos Santos – Estagiária (Biblioteca) (IF-BAG)

Eva Ferreira Santana – Limpeza (Bio Limp)

Gleibson Oliveira Sousa – Oficial (AGC)

Idelfonso Tavares da Costa – Porteiro (Substituto) (Tec News)

José Luciano de Sousa – Porteiro (Tec News)

Luana Beatriz Borges Sales – Interprete (Noturno) (Tropical)

Luiz Gustavo Muniz Rodrigues – Estagiário (DEN) (IF-BAG)

Marcelo Perciliano de Oliveira – Porteiro (Tec News)

Maria Eduarda Souza – Cuidadora (LINCE)

Maria Heven Santana Muniz – Limpeza (Bio Limp)

Maria Silvanete de O Rodrigues – Cuidadora (LINCE)

Paula Roberta Gomes Lima – Estagiária (Secretaria) (IF-BAG)

Paulo Rodrigues da Silva – Limpeza (Bio Limp)

Sérgio Alves Leonel – Motorista (Pantanal)

Simão Pedro Ferreira de Souza – Limpeza (Bio Limp)

Sirlene Oliveira Miranda Duarte – Interprete (Noturno) (Tropical)

Vitória Aparecida Silva Sousa – Aux. Rural (Tropical)

Wander Wanderlei Tandorf da Silva – Porteiro (Noturno) (Tec News)

Wenderson Alves de Lima – Porteiro (Tec News)

Wesley Arcanjo de Souza – Motorista (Pantanal)

Yuri Fernandes dos Santos – Estagiário (DAP) (IF-BAG)

Compete ao setor de protocolo:

I. protocolar e expedir os processos, a documentação e a correspondência enviada ao Campus;

II. protocolar e expedir os processos e a documentação oriundos do Campus;

III. informar quanto aos procedimentos para abertura e acompanhamento dos processos.

IV. encaminhar o processo ao setor solicitante para saneamento/correções.

V. promover a racionalização e a modernização dos processos de gestão administrativa;

VI. desempenhar e cumprir as normas do controle.

Tel: (66) 3402-0100

Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min

Administração
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