O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) marca presença na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2025), que acontece até sexta-feira, 5 de setembro, em Bonito (MS). Com o tema “Educação profissional e tecnológica no centro das transformações: políticas públicas e cenários globais”, o encontro reúne dirigentes da Rede Federal, representantes do governo e entidades parceiras para discutir os rumos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil.
A programação da Reditec 2025 conta com 20 palestras, painéis e mesas-redondas distribuídos em seis eixos temáticos, entre eles: EPT, Presente e Futuro; Financiamento e Governança; Gestão Acadêmica e de Pessoas; Extensão e Internacionalização; Expansão e Desenvolvimento Regional; e Pesquisa, Inovação e Comunicação na Gestão Pública.
Durante o evento, gestores do IFMT destacaram a importância da Reditec como espaço estratégico de atualização e construção coletiva de diretrizes. Para o diretor executivo da instituição, Gilcélio Peres, a participação dos dirigentes fortalece a atuação do IFMT em nível nacional. “Participar da Reditec para os gestores é sempre uma oportunidade de atualizar as discussões da rede, conhecer os desafios que a rede enfrenta no âmbito nacional e também as experiências exitosas com os outros gestores. É um momento de atualização e construção de diretrizes de políticas públicas para educação profissional e tecnológica, visto que a Reditec é realizada em parceria com o Conif e MEC”, afirmou.
Na mesma linha, o diretor-geral do Campus Juína, Lourismar Araújo, destacou o valor da troca de experiências entre gestores mais experientes e os que estão iniciando a gestão. “Minha primeira participação como diretor, acredito que é um evento importante para atualizar os gestores sobre as políticas públicas. E principalmente compartilhar experiência, principalmente para quem está chegando agora e aqui tem gestores com larga experiência. Tem rodas de conversa que a gente aprende, e a troca é o principal na Reditec. Tudo isso culmina em melhores serviços, com educação de qualidade para os discentes e uma instituição melhor para os servidores trabalharem”, reforçou.
Com 20 unidades espalhadas por Mato Grosso, o IFMT tem se consolidado como referência na oferta de ensino público, gratuito e de qualidade. A instituição também será protagonista na nova fase de expansão da Rede Federal, já que a primeira unidade entre os 100 novos campi anunciados pelo Governo Federal está prevista para ser inaugurada em Colniza (MT), ainda neste semestre.
Criada em 1974, a Reditec é organizada de forma alternada pelos institutos federais e financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro tem como missão integrar reitores, pró-reitores e diretores-gerais, fortalecendo a formulação de políticas públicas e a consolidação da Rede Federal, que hoje reúne 686 unidades em todo o país, mais de 1,9 milhão de matrículas e 84 mil servidores.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), do IFMS e IFMT.
Servidores do IFMT que participaram da Reditec 2025:
- Agnaldo Gonçalves Borges Junior – CFS
- Alcindo José Dal Piva – PDL
- Alex Sandro Siqueira da Silva – RTR
- Francisco Américo da Silva – TGA
- Frankes Siqueira – RTR
- Gilcélio Luiz Peres – RTR
- Hilda Regina Pereira Menezes Olea – RTR
- Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior – BLV
- Leila Cimone Teodoro Alves – RTR
- Lenoir Hoeckesfeld- RTR
- Leonardo Santana de Lima – RTR
- Liliane Silva Penã Oliveira – RTR
- Lourismar Martins Araújo – JNA
- Luciana Maria Klamt – RTR
- Natália Ferraz Pavanelli Ormond – RTR
- Rafael Martins Chaves – SNP
- Reginaldo Antônio Medeiros – CAS
- Reginaldo Vicente Ribeiro – LRV
- Renata Francisca Ferreira Lopes – BAG
- Valdenor Santos Oliveira – GTA
- Vanderluce Moreira Machado Oliveira – PLC
- Zaryf Araji Dahroug Pacheco – SRS
 
								 
															

