Pela primeira vez na história, uma unidade dos Institutos Federais (IFs) do Brasil oferecerá o Curso Técnico em Inteligência Artificial (IA) Integrado ao Ensino Médio. Esta conquista pertence ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Barra do Garças. Serão ofertadas 70 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026. Mais informações estarão disponíveis no edital referente ao processo seletivo do curso, que deverá ser publicado nas próximas semanas.
O curso será ministrado em 200 dias letivos por ano e terá a duração de três anos. Suas atividades serão desenvolvidas no turno matutino, com aulas no contraturno. Entre as disciplinas previstas, estão: Estatística e Probabilidade Aplicada, Fundamentos da Computação, Introdução à Inteligência Artificial Introdução à Programação, Dados para Inteligência Artificial (IA), Princípios de Robótica e Internet das Coisas (IoT), Cultura Digital e Sociedade, Soluções de Inteligência Artificial para Negócios, e entre outras.
Um marco para a educação tecnológica no Brasil
A oferta acompanha um objetivo significativo de qualificação e de criação de oportunidades para o presente e o futuro, sobretudo da juventude mato-grossense, como destaca a diretora-geral do Campus Barra do Garças, Renata Lopes. “É uma iniciativa pioneira que coloca nossa instituição, nosso campus e nossa região na vanguarda da educação tecnológica no país. Oferecer às e aos jovens do Vale do Araguaia a oportunidade de aprender IA desde o ensino médio é ofertar qualificação não só para o mundo do trabalho, mas para o protagonismo de um futuro que já está em transformação.”
Renata Lopes exalta o trabalho coletivo que tornou possível a conquista. “Estamos radiantes com a aprovação e autorização de funcionamento do Curso Técnico em Inteligência Artificial Integrado ao Ensino Médio no IFMT Campus Barra do Garças. Com um esforço intencional, coletivo e muito cuidadoso, o curso foi elaborado pensando na atualidade, no futuro e nas diversas oportunidades que ainda estão por vir no mundo da Informação e da Comunicação.”
O novo curso contará com sete docentes da área técnica em informática/computação, dos quais três são doutores, dois estão em processo de doutoramento, um é mestre e um especialista. “Com uma equipe docente e apoio técnico-administrativo qualificado e comprometido, tenho certeza de que esse curso será um marco importante para a formação de novos talentos e para o desenvolvimento da nossa região e da nossa instituição”, destaca a diretora-geral.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em colaboração com a Diretoria de Políticas de Ingresso e Seleções (DPSI) e o Campus Barra do Garças, trabalha na publicação do edital de seleção, que deve ser divulgado em breve.
Corpo docente enaltece oferta de curso inédito pelo IFMT
Juntamente com a diretora-geral, Renata Lopes, a diretora de ensino, Flávia Brito, e o docente Thiago Miguel compõem a coordenação do Curso Técnico em Inteligência Artificial (IA) Integrado ao Ensino Médio. A diretora de ensino ressalta a alegria e a responsabilidade que a oferta do curso inédito traz:
“É gratificante perceber o empenho de nossas servidoras e servidores na construção de um curso totalmente conectado aos mundos do trabalho, atento às especificidades locais e regionais, e adequado à nossa realidade. Temos um compromisso, enquanto política pública, de transformar a realidade onde quer que nossa instituição esteja inserida. Essa é a nossa esperança: que o curso alcance e transforme as vidas de quem mais precisa.”
Reconhecendo a inovação que o ensino da Inteligência Artificial agregará aos estudantes, Flávia enfatiza: “O que estamos oportunizando à nossa comunidade me enche de orgulho. Nossas meninas e nossos meninos terão a chance de se formar em uma das áreas mais promissoras da atualidade!”
O município de Barra do Garças, além de ser referência em Mato Grosso, é um importante polo turístico, comercial, agropecuário e, agora, também pioneiro na oferta de um curso de IA em nível médio, por meio do IFMT. Localizada no leste de Mato Grosso, a cidade está a 511 quilômetros da capital, Cuiabá. Integrando a microrregião do Médio Araguaia, juntamente com Araguaiana, Cocalinho e Novo Santo Antônio, a atuação do IFMT Barra do Garças ultrapassa as divisas do município.
O professor André Assis Lôbo de Oliveira, Doutor em Ciência da Computação, destaca a importância da formação. “O curso Técnico em Inteligência Artificial (IA) Integrado ao Ensino Médio prepara o estudante para atender a uma demanda global de profissionais qualificados na área. O IFMT Campus Barra do Garças é um portal para que estudantes da região do Vale do Araguaia possam brilhar na área de IA em qualquer lugar do mundo”.
Já o professor André da Silva Abade, Doutor em Sistemas Mecatrônicos, reforça o impacto do curso no mercado: “O mercado de trabalho global e, em particular, o brasileiro, está experimentando uma transformação sem precedentes impulsionada pela IA. A demanda por profissionais com habilidades em Inteligência Artificial tem crescido exponencialmente.”
Os avanços em áreas como o agronegócio, a indústria 4.0, a saúde, o comércio e os serviços têm elevado a procura por profissionais capazes de aplicar e integrar soluções em Inteligência Artificial para otimizar processos, criar novos produtos e impulsionar a inovação. Neste contexto, a implantação do Curso Técnico em Inteligência Artificial Integrado ao Ensino Médio no IFMT – Campus Barra do Garças surge como uma resposta concreta à necessidade de formar jovens com competências técnicas e comportamentais alinhadas às transformações do mercado de trabalho.
Texto: Andrey Bonfim – Estagiário de Jornalismo – RTR
Revisão: Thiago Almeida – Jornalista – RTR
 
								 
															

