Aluna do 3º ano de Informática se classifica para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado por: Campus Barra do Garças / 13 de Setembro de 2019 às 13:27

A aluna Vithória Luz da Silva Gomes, do 3º ano do curso de Informática, conseguiu se classificar para a etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. A Olimpíada foi realizada com a colaboração dos professores de Linguagens do Campus Barra do Garças Raquel Araújo Gomes Carvalho, Renata Francisca Ferreira Lopes, Elisangela Kipper, Daiany Kipper, Juliano Cardoso e Patrícia Dias Ferreira.

Com o título “As palavras das garças”, o texto da aluna Vithória competiu na categoria “artigo de opinião” e passou por uma comissão de avalização formada por professores e representantes da comunidade, depois foi transcrito no site da Olimpíada e enviado para a comissão municipal julgar, na qual conseguiu também se destacar.

Segundo o professor de Português e um dos organizadores da Olimpíada, professor Juliano Cardoso, a olimpíada auxilia em diversas maneiras o ensino dos alunos:“De certa forma, a preparação para a Olimpíada coincide com a preparação para a prova do ENEM, visto que o artigo de opinião é o tipo textual avaliado também no exame do ensino médio. O artigo de opinião visa desenvolver a criticidade do discente em relação à sua realidade ao mesmo tempo que ajuda a desenvolver sua capacidade de expressão escrita e articulação de ideias. No caso específico dessa competição, cujo o tema é ‘O lugar onde vivo’, os discentes foram instigados a observar as particularidades da cidade de Barra do Garças, Pontal ou Aragarças, de acordo com o local onde cada um residisse. Com esse olhar crítico, o aluno produziu um texto defendendo um ponto de vista acerca do assunto. Esse texto foi corrigido, devolvido e reescrito pelo aluno até que se chegou a uma versão final, que foi encaminhada para a comissão”.

“Houve uma imensa satisfação com o resultado obtido até agora pela discente Vithória Luz. É notório, entre os seus professores, sua dedicação e capacidade de escrita. Estamos esperançosos de que seu texto tenha êxito nas próximas fases, embora saibamos que no âmbito estadual, regional e nacional o nível dos textos será altíssimo e que haverá um grande afunilamento até chegar aos 28 textos vencedores na fase nacional” destaca o professor Juliano.

A aluna Vithória se diz surpresa com o resultado:“Eu fiquei muito surpresa por ter passado para a próxima etapa. Achava que o meu texto nem seria escolhido e fiquei muito feliz! Meu texto tinha uma vertente mais poética e o professor Juliano me chamou a atenção pelo texto ter muita poesia. Queria falar um pouco dos problemas que tem na cidade, ressaltar as belezas dela, mas também fazer uma critica social e ao mesmo tempo dar uma poetizada, porque gosto de poetizar o texto. Lembrei do nome ‘garças’ e queria fazer essa associação com os pássaros, parte da natureza e foi essa a ideia que tive.” ressaltou a estudante.

A etapa estadual será realizada entre os dias 26/09 a 11/10. Nessa fase, secretarias estaduais de educação organizarão as Comissões Julgadoras Estaduais enviarão as produções que vão representar o estado na Olimpíada.

Sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada!

Abaixo o texto da aluna Vithória:

As palavras das garças

Palavras. São elas que moldam as nossas mentes, são elas que moldam o nosso mundo. “Barra do Garças”, porém, não é só um conjunto de palavras, mas também uma cidadezinha que tem, do mesmo jeito que o nome sugere, uma formação geológica moldada, majoritariamente, pelo rio Garças, que já foi, assim, a morada de muitos dos passarinhos com os quais compartilha seu título.

Atualmente, no entanto, essas mesmas garças quase não povoam mais o município, o que é um efeito colateral da caça e, principalmente, da degradação da natureza que espanta, aos poucos, todas elas da cidade.

Essa degradação, aliás, embora escondida pela existência de riquezas naturais, que ainda resistem aos maus tratos humanos, se expressa nas queimadas, que por vezes, tomam a porção da serra do Roncador que cerca Barra do Garças.

Além disso, o descaso com o meio-ambiente é visto também no claro descumprimento da Lei 6.766/79, (que determina a distância mínima de 15 metros entre qualquer construção e as margens de um rio) visto que a marcha do progresso na cidade encheu de concreto um espaço que deveria ter apenas a soberania da natureza.

Assim, percebe-se que em várias problemáticas na cidade, é como se o meio-ambiente gritasse por ajuda, como se os espíritos das garças clamassem por justiça. Mesmo assim, nada muda. Porque palavras moldam as nossas mentes, moldam o nosso mundo. Mas, primeiro, as pessoas têm que ouví-las.