início do conteúdo

Curso Superior de Bacharelado em Zootecnia

O curso superior de Bacharelado em Zootecnia visa suprir a carência de conhecimento técnico na região, mas também contribuirá diretamente para capacitar os produtores a implementarem tecnologias inovadoras, melhorando a gestão e a
rentabilidade de suas atividades. Ao alinhar a formação dos profissionais com as demandas tecnológicas do setor, estaremos fortalecendo a competitividade dos produtores locais e impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável em nossa comunidade.

Propiciará a formação de profissionais preparados para os novos desafios do agronegócio e contribuirá com o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, que atualmente conta apenas com a oferta deste curso em uma instituição particular de ensino, não possuindo oferta em instituições públicas e gratuitas como o IFMT Barra do Garças, que passará a ser uma opção ao público em geral.

Área de concentração: Ciências Exatas e da Terra - Ciências Agrárias

Ingresso: Anual

Oferta: Presencial

Número de vagas disponibilizadas: 40 vagas anuais

Carga horária: 3.600 horas

Aspectos legais:

Resolução 107/2023 - RTR-CONSEPE/RTR/IFMT que RECOMENDA a aprovação do PPC Superior de Bacharelado em Zootecnia do IFMT, Campus Barra do Garças

Resolução 108/2023 - RTR-CONSEPE/RTR/IFMT que RECOMENDA a autorização de funcionamento do Curso Superior de Bacharelado em Zootecnia do IFMT, Campus Barra do Garças

Resolução 141/2023 - RTR-CONSUP/RTR/IFMT - Homologação de Resoluções do CONSEPE 2023 (nºs 102 a 122).

Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Zootecnia do IFMT, Campus Barra do Garças, tem como objetivo formar zootecnistas que tenham vivência cultural e técnico-científica, capacidade crítica e criativa para se adaptarem às mais diversas tecnologias, situações de trabalho e de pesquisa, bem como habilidades para planejar, gerenciar e assistir sistemas produtivos e estabelecimentos agroindustriais, com visão global e regional de mercados e sob perspectiva ético-humanística, a fim de atender, de forma inovadora e transformadora, às demandas da sociedade, assegurando-lhe, também, sustentabilidade econômica e socioambiental.

Objetivos Específicos

❖ Colaborar com a formação de profissionais conscientes para gerenciar e assistir diferentes sistemas de produção animal, buscando agregar valor e otimizar os recursos tecnológicos, sociais e econômicos.

❖ Qualificar e certificar profissionais em zootecnia capazes de elaborar e fiscalizar produtos de origem animal com excelência e qualidade garantindo a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

❖ Capacitar profissionais com conhecimentos para viabilizar a implantação de sistemas de produção e comercialização que possam atender comunidades específicas em diferentes arranjos produtivos.

❖ Assegurar a compreensão da gestão ambiental dentro dos sistemas produtivos.

❖ Ampliar a capacidade de autonomia intelectual e espírito investigativo dentro do limite da ética profissional.

❖ Desenvolver a capacidade gerencial e visão empreendedora para contribuir com as transformações sociais, econômicas e ambientais.

❖ Formar profissionais críticos e com visão política das várias relações socioeconômicas existentes na sociedade atuando nas instituições públicas e privadas em diversos setores de atuação.

❖ Possibilitar o desenvolvimento científico, a criatividade e a inovação tecnológica por meio da elaboração e/ou a participação em projetos de pesquisa científica aplicada, nos vários setores da produção animal ou a ele ligados, bem como os que se relacionam à preservação e à conservação do ambiente, buscando a melhoria das condições de vida das pessoas envolvidas na cadeia produtiva agropecuária, priorizando qualidade e a segurança alimentar.

❖ Assegurar a conservação dos recursos naturais, o bem-estar animal e social, agregando valores e potencializando a utilização de recursos e tecnologias sociais disponíveis, economicamente viáveis e adaptáveis.

❖ Desenvolver a responsabilidade social como agente de difusão do conhecimento acadêmico adquirido por meio do ensino, pesquisa e da extensão, divulgando as atividades da zootecnia através dos meios de comunicação.

❖ Vivenciar de forma prática e contínua ações ligadas à produção animal que sejam características do Campus Barra do Garças.

❖ Utilizar, analisar e usufruir das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC para gerar dados, informações e conhecimentos precisos que permitam identificar eventuais problemas, falhas e/ou ameaças na produção e subsidiar tomadas de decisão mais adequadas ao sistema produtivo, visando garantir sua eficiência, qualidade e competitividade.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças

Estrada de Acesso à BR-158, Rua José Maurício Zampa, s/nº, Loteamento BR-070, CEP 78605-099

Telefone: (66) 3402-0100

Barra do Garças/MT