início do conteúdo

Projetos de Extensão

Relação dos projetos de extensão desenvolvidos no ano de 2017/2 - Edital 46/2017

 

Linha Temática: Sustentabilidade Ambiental

Nome do Projeto: IF Consciente

Coordenadora: Carine Rodrigues da Costa

Servidores Envolvidos: Renata Francisca Ferreira Lopes, Saulo Pereira Cardoso, Vinicius Xavier Perpétuo.

Bolsista: Lucas Vinicius Rodrigues da Silva

Resumo do projeto: Este projeto propõe desenvolver atividades de conscientização ambiental no IFMT- Campus Barra do Garças e também na comunidade externa. A implantação desse trabalho tem como objetivo principal auxiliar na divulgação em redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a conservação do meio ambiente, legislação ambiental e consumo consciente dos recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental. Serão desenvolvidos materiais de divulgação, por meios digitais e impressos, como cartilhas e folders de orientação. É fundamental para nossa evolução e sobrevivência ter atitudes e cuidados com a escola ou qualquer local que a pessoa estiver e conviver. Portanto, o intuito é incentivar a todos, inclusive a comunidade externa a cuidar do meio ambiente, resultando então, na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Palavras-chaves: Conscientização ambiental, Divulgação, Sustentabilidade.

 

Linha Temática: Arte e Cultura

Nome do Projeto: Criação do grupo de teatro do IFMT - Barra do Garças

Coordenador: Alexandre Rauh Oliveira Nascimento

Servidores Envolvidos: 0

Bolsista: Júlia Batista Alves Moura

Resumo do projeto: O projeto consiste na realização de oficinas de teatro, na modalidade do teatro de rua proposto por Amir Haddad, que possibilita a qualquer pessoa representar no teatro. A finalidade do projeto e constituir grupo de teatro no IFMT - Campus Barra do Garças e realizar apresentações para comunidade interna e externa. Com a metodologia de teatro de rua de Amir Haddad é possível em 6 meses que sejam ministradas oficinas e realizada a montagem de um espetáculo teatral a ser apresentado ao público na forma de cortejo teatral para todos os estudantes e servidores do campus e também para outras instituições que queiram receber o espetáculo. Esperamos com este projeto despertar na comunidade a apreciação do espetáculo teatral e a criatividade dos alunos e comunidade participantes, criando um ambiente de aprendizagem de novas linguagens, além das linguagens específicas da sala de aula.

Palavras-chaves: Teatro, linguagens.

 

Linha Temática: Arte e Cultura

Nome do Projeto: Musical “Cássias Ellas”

Coordenadora: Flávia Lorena Brito

Servidores Envolvidos: Nyregia Moreira da Silva, Vinicius Xavier Perpétuo.

Bolsistas: Lemuel dos Santos Barros

Resumo do projeto: Este projeto tem por objetivo preparar um musical denominado “Cassia Ellas” visando conhecer a musicalidade nas vozes femininas no cenário artístico a partir dos anos 90, onde o rock, pop rock e a MPB no Brasil foram bastantes divulgadas. A denominação faz referência de uma grande artista da década de 90, Cássia Eller. O trocadilho feito faz jus as outras artísta que também foram e são destaque na contemporaneidade. Existem, obviamente, muito mais que 10 mulheres no universo musical brasileiro, a seleção traz nomes fortes, outros mais conhecidos por quem frequenta o meio, mas todos que de alguma forma mudaram, ou trazem algo de novo para o gênero. Como na década de 80 a música popular brasileira foi um grande marco. Portanto nos anos 90 e na atualidade se destaca com o seu estilo inovador dando uma nova cara a música brasileira. Nessa conquista a música teve a sua relevância na vida das pessoas, pois, dentro dessa manifestação simbólica ela articula diferentes campos de significação, evidenciando as relações sociais, culturais e subjetivas, além de ser um importante modo de expressão/tradução das emoções e dos pensamentos da sua época. Por isso este projeto visa preparar um repertório com canções que foram interpretadas nas vozes dessas inúmeras mulheres, oportunizando aos discentes e a comunidade externa a participar, conhecer e ampliar o seu repertório sobre a música brasileira que de alguma forma tornar significativa e importante na sociedade

Palavras-chaves: Artes, música, cultura, rock nacional


Linha Temática: Comunicação

Nome do Projeto: IFMT em Evidências - Ações de extensão na comunicação

Coordenador: Vinícius Xavier Perpétuo

Servidores Envolvidos: Carine Rodrigues da Costa, Renata Francisca Ferreira Lopes, Saulo Pereira Cardoso

Bolsista: Syndy Caroline Cândido de Oliveira

Resumo do projeto: Este projeto propõe desenvolver atividades de divulgação de todas as atividades desenvolvidas no IFMT Campus Barra do Garças, para própria comunidade, e também na comunidade externa. A comunidade é uma das atividades primordiais em nosso instituto. Para possibilitar que as informações cheguem a todos, as redes sociais auxiliam este processo de divulgação, fazendo com que as informações alcancem o maior número de pessoas, também resultando em uma ação sustentável, pois além de disseminar a informações por meio digital, não se faz necessária a impressão em grande escala dos avisos e informativos, somente o necessário. Dessa forma, serão desenvolvidos materiais de divulgação, por meio digitais e impressos, como cartilhas e folders para que possamos estreitar o relacionamento com nossa comunidade. Serão ainda elaboradas oficinas com os estudantes interessados em participar dos processos comunicativos.  

Palavras-chaves: vídeos, informação, divulgação.


Linha Temática: Centro de Idiomas

Nome do Projeto: Let’s talk about - Sessões de conversação em Língua Inglesa

Coordenadora: Renata Francisca Ferreira Lopes

Servidores Envolvidos: Kátia Caetano Diniz Bonfim, Raquel Araújo Mendes de Carvalho, Renan Rezende Coelho.

Bolsistas: Edyana Alves de Carvalho Lima

Resumo do projeto: A proposta do projeto “Let’s talk about” baseia-se em um projeto de extensão que busca proporcionar suporte à comunidade interna e externa com interesse específico no aprendizado de Línguas. O presente projeto busca incentivar e realizar o aprendizado da língua inglesa  IFMT Barra do Garças por meio da oralidade, sendo assim, seu objetivo geral dentro do campus é aprimorar o conhecimento do inglês na fluência, gramática, vocabulário e compreensão auditiva. O projeto irá contribuir para o desenvolvimento da área de relações internacionais do campus Barra do Garças estimulando a comunidade escolar a buscar novos conhecimentos sobre um segundo idioma, sendo este de grande importância. As atividades do projeto serão realizadas nas dependências do campus, com aula expositivas e dialógicas, mediadas pelos servidores e pelos estudantes com experiência no idioma. Espera-se, com a atividade, despertar o interesse da comunidade em buscar conhecimento sobre as línguas estrangeiras e proporcionar subsídios para que os estudantes tenham condições de submeter-se a testes de proficiência, como o TOEIC, por exemplo.

Palavras-chaves: Língua inglesa, conversação, abordagem comunicativa  

 

Linha Temática: Educação/Sustentabilidade ambiental

Nome do Projeto: Pomar e horta agroflorestal escolar: Uma interação efetiva entre escola, família, e meio ambiente.

Coordenadora: Daisy Rickli Binde

Servidores Envolvidos: Alexandre Rauh Oliveira Nascimento

Bolsista: Silvio Vilela de Oliveira Filho

Resumo do projeto: A presente proposta visa a implantação de um sistema agroflorestal (SAF) que integre a produção de hortaliças e frutas no Centro Educativo Imaculada Conceição (CEIC) em parceria com a família dentro de uma visão interdisciplinar guiada por uma proposta inovadora para formação de indivíduos criativos e críticos. Porque é necessário questionar os modelos produtivos tradicionais extrativistas e hegemônicos, que causam sérios impactos ambientais inutilizando áreas produtivas pelo esgotamento de recursos, além de contaminar a água e causar redução drástica da biodiversidade. Nesse sentido a sociedade deve ter acesso a técnicas que compatibilize o cuidado com o meio ambiente, a produção de alimentos seguros e geração de renda para as famílias

Palavras-chaves: Educação, agrofloresta, alimentos seguros

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças

Estrada de Acesso à BR-158, Rua José Maurício Zampa, s/nº, Loteamento BR-070, CEP 78605-099

Telefone: (66) 3402-0100

Barra do Garças/MT