Os discentes Weliri Vinícius e Ana Carolina, acompanhados da professora Lirian Keli, participaram do “Seminário Internacional Formação de Professores para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica”, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aberto a professores, pesquisadores e estudantes da EPT. Eles apresentaram o trabalho que vêm desenvolvendo dentro do IFMT, com o título “Ações de Inclusão no IFMT - Campus Barra do Garças: Caminhos para a Conscientização de Docentes e Estudantes” o trabalho discorre sobre ações de combate ao preconceito realizadas no Campus entre os anos 2021 a 2023, como palestras, minicursos, rodas de conversa, projetos de extensão e outras atividades.
Segundo a professora Lirian Keli o evento foi gratificante: “Participar do ‘I Seminário Internacional de Formação de Professores para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica’ na UERJ foi uma experiência enriquecedora em minha trajetória acadêmica e profissional, além de beneficiar intelectual e culturalmente a/o estudante bolsista. O evento contou com a presença de renomados especialistas, o que proporcionou uma imersão profunda na área de Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPT)”.
“Destaco a relevância de apresentar um trabalho do IFMT-Campus Barra do Garças no evento, possibilitando compartilhar experiências com a comunidade acadêmica e profissional de diferentes regiões do país, foi extremamente gratificante. Receber feedbacks construtivos e estabelecer conexões com colegas afins contribuíram significativamente para aprimorar práticas extensionistas e alinhar estratégias educacionais com as demandas emergentes.” explica a professora.
Já o aluno Weliri comenta que foi uma experiência incrível participar do seminário: “Tive a oportunidade de conhecer a UERJ, aprendi muito sobre educação e principalmente sobre educação profissional, sendo essa educação que temos no nosso campus”.
Para a estudante Ana Carolina a viagem foi enriquecedora. “Nosso principal foco foi combater a discriminação e promover o respeito e a diversidade. E essa viagem não apenas enriqueceu meus horizontes acadêmicos, mas também destacou o compromisso que nossa instituição tem em proporcionar não apenas educação de qualidade, mas também experiências que ampliam horizontes, promovem conscientização e moldam cidadãos comprometidos com a diversidade, o respeito em uma escala global. Foi uma experiência enriquecedora. Sou muito grata ao IFMT e a UERJ”.