Alunos vencedores da I FECIBARRA realizam viagem de premiação para Cuiabá

Publicado por: Campus Barra do Garças / 22 de Novembro de 2019 às 09:21

Os alunos do 1º ano de Informática Kaillany Dias Guimarães e Kauam Franco e os alunos do 3º ano de Controle Ambiental Isadora Fernanda Costa e Mariana Wecker, realizaram uma viagem científica para Cuibá como premiação pelos seus trabalhos da I FECIBARRA (I Feira de Ciências de Barra do Garças). Eles foram acompanhados da professora do IFMT Letícia Vanin Ribeiro e do professor da UFMT Eduardo Ribeiro Mueller. Na visita eles conheceram vários museus da capital e também o IFMT-Campus Octayde.

No museu de História Natural Casa Dom Aquino os alunos conheceram um pouco sobre a história geológica do nosso Estado por meio de artefatos (em exposição) encontrados em diferentes regiões de Mato Grosso. Nos artefatos foram destacadas as características tecnológicas (uso), a época (era geológica), e o tipo de homem (espécie) que o utilizou. Um teodolito encontrado na região de Barra do Garças, um fêmur de preguiça gigante e uma réplica de dinossauro foram algumas atrações do museu.

No museu de Minerais, Rochas e Fósseis os alunos conheceram os diferentes tipos de rochas existentes no planeta. Puderam diferenciá-las pela sua composição, estrutura, aparência, período geológico etc. Puderam entender um pouco mais sobre fossilização, datação, eras geológicas, mineralização, sedimento, morfologia de rochas, dentre outros conceitos.

No Museu Rondon conheceram artefatos de diferentes etnias amazônicas, relacionando-as aos costumes e cultura indígenas, e assistiram a um documentário onde índios do Parque do Xingu denunciam os impactos da ação antrópica em suas vidas (mudanças climáticas, inconsistência de chuvas, falta de peixes, desmatamento, construção de hidrelétricas etc.)

No IFMT – Campus Octayde os alunos visitaram vários laboratórios do curso de Controle e Automação, momento ímpar de interação com o que há de melhor em tecnologia no principal campus IF de Mato Grosso. Essa visita foi mediada pelo professor Geison Jader Mello e conduzida pelo professor Ruan Carlos Ramos da Silva, a quem somos muito gratos. Destaques para os laboratórios de automação residencial e industrial, robótica, e para o laboratório de Redes Industriais. Essa visita se iniciou no laboratório de computação aplicada e inteligência artificial, orientados pelos professores Nadia Kunze e Ed Wilson Tavares Ferreira, a quem também somos muito gratos.

No Museu da Caixa d’água Velha os alunos conheceram um pouco da história da cidade de Cuiabá, e puderam andar por dentro dos dutos de onde era feita a distribuição de água às pessoas quando lá ainda não existia água encanada. No Sesc Arsenal conheceram um pouco da história do prédio, que foi uma espécie de quartel general durante a guerra do Paraguai, e puderam aproveitar um pouco do Bulixo, um evento culinário típico cuiabano que acontece no local todas as quintas-feiras.