Lançado Edital de Pesquisa e Inovação de Livre Iniciativa para servidores da Reitoria

Publicado por: Reitoria / 3 de Janeiro de 2023 às 16:58

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e Inovação (Propes) publicou, nesta terça-feira (03), o Edital 01/2023 - Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica de Livre Iniciativa – Reitoria, com o objetivo de realizar pesquisas aplicadas a serem executados ao longo de 2023, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas em benefício da sociedade.

O edital pretende estimular a integração de servidores e alunos pesquisadores com o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa Científica Aplicada e/ou Inovação Tecnológica.

Busca, ainda, despertar nos estudantes a vocação científica e o envolvimento com métodos e técnicas de pesquisa; auxiliar na formação do estudante cidadão(ã) pleno(a), com condições de participar de forma criativa e transformadora na sua comunidade; contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos ofertados no IFMT, para o incremento da produção científica, a divulgação dos resultados das pesquisas, além de consolidar grupos e linhas de pesquisa da instituição.

Submissão das propostas

As submissões poderão ser feitas ao longo do ano, no período de 23 de janeiro a 30 de novembro de 2023, pelo preenchimento e envio dos formulários disponíveis no SUAP Módulo Pesquisa (https://suap.ifmt.edu.br), os quais poderão ser acessados pelo link do menu lateral esquerdo, seguindo o caminho “Pesquisa”, “Projetos”, “Submeter projetos”, selecionar o Edital Chamada 2023 - Propes - Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica de Livre Iniciativa Reitoria - Fluxo Contínuo.

Os projetos deverão ser enviados pelo/a coordenador/a somente por meio do SUAP Módulo Pesquisa (https://suap.ifmt.edu.br), conforme cronograma detalhado no item 4.6.

O pesquisador poderá submeter projeto em qualquer área de seu interesse, desde que tenha aptidão e conhecimento científico comprovado para condução da Pesquisa.

Documentação:

No ato da submissão o proponente deve inserir o seguinte documento preenchido e assinado, conforme anexos do edital:

Declaração de Compatibilidade de Carga Horária (Anexo I), ou Declaração de Pesquisador Coordenador Voluntário (Anexo II) - para os servidores afastados para participação de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu.

Poderão ser registrados projetos em andamento desde que tenham sido iniciados a partir de janeiro de 2023 e indicada a fase que se encontra, os resultados alcançados até o momento de submissão e o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas.

CRONOGRAMA:
Lançamento do Edital: 03.01.2023
Prazo para interposição de recurso ao Edital:20.01.2023
Período para submissão dos projetos: 23.01 a 30.11.2023
Análise dos projetos: Até 7 dias após a submissão
Resultado preliminar: Até 3 dias após a análise
Prazo para interposição de recurso: Até 2 dias após o resultado preliminar
Resultado Final: Até 3 dias após o recurso
Início da vigência dos projetos: A partir do resultado da aprovação
Encerramento da vigência dos projetos: Até 12 meses após o resultado da aprovação
Elaboração e entrega do Relatório Final: Até 30 dias após o término da vigência
Certificação de pesquisadores e estudantes: Automaticamente gerado pelo módulo SUAP após a entrega e aprovação do Relatório Final

Para mais informações, acesse o edital 01/2023 no anexo abaixo.