Docente do IFMT-Campus Barra do Garças participa de Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

Publicado por: Campus Barra do Garças / 25 de Julho de 2024 às 09:21

O professor Felipe Deodato da Silva e Silva, do IFMT-Campus Barra do Garças, participou da elaboração do Sumário para Tomadores de Decisão - Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. O relatório apresenta um diagnóstico completo dos principais aspectos relacionados às interações entre os usos da terra – com destaque para a agricultura e a biodiversidade.

Felipe Deodato da Silva e Silva, possui doutorado em desenvolvimento sustentável e atua na área ambiental há quase 10 anos, especificamente com a importância dos serviços de polinização agrícola. Foi autor do capítulo 01 do relatório, intitulado “Benefícios mútuos entre agricultura, biodiversidade e os serviços ecossistêmicos”, onde trouxe, com outros pesquisadores, dados do quanto a agricultura depende e se beneficia da biodiversidade e de seus serviços. “O relatório mostra um diagnóstico sobre o quanto a agricultura brasileira depende da biodiversidade e de seus serviços ecossistêmico. Ele também traz a trajetória da relação entre agricultura, biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos e apresenta cenários futuro para a agricultura. Traz também apontamentos sobre como conciliar a agricultura e a manutenção da biodiversidade e seus serviços, bem como, explora oportunidades de geração de renda e inclusão produtiva na paisagem rural, por meio do uso sustentável da biodiversidade. Por fim, ele aborda também estratégias de governança para a criação de políticas voltadas para o uso sustentável da biodiversidade” explica Felipe.

O trabalho durou cerca de 3 anos, aonde grande parte foi desenvolvido durante a pandemia. Foi concluído com a contribuição de cerca de 100 profissionais trabalhando de forma remota e voluntária. O estudo baseou-se em revisão e síntese de literatura publicada, além de dados secundários fornecidos por agências governamentais como o IBGE. A colaboração envolveu diversas instituições, incluindo universidades, institutos federais, empresas públicas e privadas.

A versão completa do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos será publicada em setembro. O Sumário para Tomadores de Decisão foi lançado em uma live no YouTube, onde as pessoas poderão assistir e conhecer melhor o trabalho (https://www.youtube.com/watch?v=lQg0OrG3TrQ). Confira o site para saber mais: https://www.bpbes.net.br/produto/relatorio-tematico-agricultura-biodiversidade-e-servicos-ecossistemicos/