Estudante do 1º ano do curso de Informática se classifica para a 3º fase da OBI

Publicado por: Campus Barra do Garças / 4 de Setembro de 2019 às 10:01

O estudante Bruno Santos de Oliveira, do 1º ano do curso técnico em Informática, classificou-se para a 3º fase da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). A 2º fase da OBI foi realizada no dia 14 de agosto e teve 8 participantes do campus Barra do Garças.

De acordo o aluno Bruno, a prova estava difícil: “Teve muitas questões difíceis, mas a escola ajudou a me preparar. Foi realmente difícil, mas valeu o esforço ter passado. Foi legal ter feito a prova e mostrar o quanto eu aprendi. E para a próxima etapa estou treinando dia e noite” ressalta o aluno Bruno.

Segundo o professor Gleiner Queiroz, responsável pela disciplina de Lógica de Programação, o discente é dedicado e um dos destaques da turma.

A 3º fase da OBI será realizada no dia 21/09, no IFMT-Campus Barra do Garças. Os responsáveis locais pela OBI são os professores Antônio Carlos de Freitas Silva e Gleiner Queiroz.

Sobre a OBI

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é responsável pela realização da XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2019), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Premiação

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.