Estudante do IFMT-Campus Barra do Garças é selecionada para programa Jovens Embaixadores

Publicado por: Campus Barra do Garças / 1 de Novembro de 2019 às 13:46

A estudante Kimberly Dutra Lima Alves (2° Alimentos), foi selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2020 e vai fazer um intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos, onde ampliará seus conhecimentos, desde a língua inglesa a assuntos como empreendedorismo social, que é um dos focos do programa. Kimberly sonha em ir para os Estados Unidos desde pequena e está muito feliz com a conquista.

“Comecei a me preparar há algum tempo, não tinha conhecimento do programa, mas sempre tive vontade de ir para os EUA. Em 2017 comecei a estudar inglês sozinha. Meus pais não tinham condição de pagar um curso de idiomas e como eu sabia que essa viagem não ia cair do céu, tive que me esforçar. Em 2018 entrei no Instituto Federal, motivada pelas oportunidades de intercâmbio que sabia que encontraria. Esse ano participei de um edital do IFMT de intercâmbio para os EUA e fiquei classificada em 3º lugar, mas tinha apenas uma vaga. Porém ficou de aprendizagem e não desisti de tentar. Depois, no segundo semestre, veio o Jovens Embaixadores. Sabia que seria mais complicado, a concorrência para esse programa é enorme, já que é para o Brasil inteiro. Tentei assim mesmo. Não tinha ideia de que ia conseguir mas aqui estou, e muito feliz. É meu sonho de criança que agora está realizado, parece que ainda estou sonhando, não consigo acreditar” declara Kimberly.

Sobre o programa

O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos que tem como público alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Sobre a viagem

A viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA será de 10 a 29 de janeiro de 2020. Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington, D.C., viajarão para quatro cidades, onde serão hospedados por família voluntárias. Além disso, os jovens participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo dos EUA, frequentarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.

Este ano a seleção contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. O programa é patrocinado pela Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil, e conta com o apoio de parceiros públicos e privados.