Estudantes do IFMT conquistam o primeiro lugar na I Feira de Ciências de Barra do Garças (I Fecibarra)

Publicado por: Campus Barra do Garças / 4 de Novembro de 2019 às 07:27

Os alunos do campus IFMT-Barra do Garças conquistaram os primeiros lugares nas categorias Ensino Fundamental e Médio com os trabalhos CSI e Braço Robótico, na I Feira de Ciências de Barra do Garças (I Fecibarra). A Feira foi promovida pela UFMT, que ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro, na arena do Porto do Baé. Como prêmio, os estudantes receberam troféu, medalhas e uma viagem científica a Cuiabá para conhecer os museus da capital.

Ao todo foram quarenta e um trabalhos expostos nas diversas áreas científicas, sendo vinte e três do IFMT. Os estudantes puderam expor diversos projetos desenvolvidos durante o ano letivo, como: CSI, braço robótico, mini geladeira e efeito peltier; som em chamas; substâncias tóxicas do cigarro, dentre outros. Os alunos também puderam conhecer os trabalhos de outras escolas e da UFMT que estavam sendo expostos na feira, além das atrações culturais.

A aluna Mariana Uecker, do curso de Controle Ambiental, foi uma das vencedoras, com o trabalho CSI e que mostrou um pouco sobre o trabalho dos peritos criminais: “Nós fizemos um trabalho sobre a experiência dos peritos. Mostramos tanto a cena do crime quanto o laboratório. A professora Letícia que apresentou a ideia do trabalho. O projeto agregou bastante conhecimento pra gente. Tivemos que pesquisar sobre a ciência forense e também tinha muita gente interessada na explicação, principalmente peritos, pessoas que trabalhavam na polícia e pessoas que estavam estudando pra isso” explica a estudante.

De acordo com o professor da UFMT Eduardo Ribeiro Mueller, um dos organizadores do evento, a I Fecibarra teve como objetivo criar um intercâmbio entre professores e alunos da educação básica, assim como professores e alunos do ensino superior: “O intercâmbio entre alunos e professores é muito importante porque nele tem a curiosidade natural de tentar entender o fenômeno da exposição de quem visita e feira, e essa curiosidade é epistemológica, e a explicação requer conceitos científicos para ilustrar o fenômeno que está em exposição que gera aprendizado. A recepção da população está sendo muito boa, ontem nós recebemos cerca de 500 pessoas, muitos alunos de várias escolas estão se organizando pra vir, muita gente da comunidade. Está sendo um intercambio bem legal. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho que foi feito aqui.” pontua o professor Eduardo Ribeiro.