IFMT-Campus Barra do Garças celebra o Dia do Índio com roda de conversa entre os alunos

Publicado por: Campus Barra do Garças / 22 de Abril de 2019 às 08:39

Na última quinta-feira, professoras do IFMT-Campus Barra do Garças organizaram uma roda de conversa com os alunos do período noturno para a celebração do Dia do Índio. A conversa foi conduzida por estudantes da etnia Xavante.

O diretor-geral Leandro Miranda e a diretora de Ensino Mara Dutra compareceram na apresentação e ressaltaram a importância da cultura indígena para a nossa região. Os alunos Edvaldo Tseredza'rowe Hiwawe, Ronaldo Tseredzawe e Lindenilson Tsereprehuiwe Wa 'amei 'wa, explicaram a cultura, seus rituais e celebrações da etnia Xavante.

O campus Barra do Garças possui cinco alunos indígenas da etnia Xavante: Edvaldo Tseredza'rowe Hiwawe, Ronaldo Tseredzawe, Lindenilson Tsereprehuiwe Wa 'amei 'wa e Jonatas Tserebaduwe Tsãro'rada que estão no curso de secretariado e Waltsuir Tsuimé Tehi, que cursa Manutenção e Suporte em Informática.

A atividade foi desenvolvida pelas professoras Lirian Keli dos Santos, Elizangela Kipper (coordenadora do curso de Secretariado) e Claudineia Arruda (coordenadora do curso de MSI).

O magnífico reitor Willian Silva de Paula enviou uma carta direcionada aos alunos de Barra do Garças: “Noite de quinta feira e como gostaria de estar no meu campus Barra do Garças participando da roda de Conversa, tendo como protagonistas nossos alunos indígenas. (...) Quando tomei posse em Brasília o meu discurso foi de muita emoção por que me senti um cacique tomando posse de uma aldeia chamada IFMT. Sou feliz por pertencer a essa aldeia e principalmente por encontrar nela muitos guerreiros ( professores e técnicos administrativos) e claro muitos curumins (nossos alunos) que fazem da nossa aldeia IFMT um espaço de diálogo e muito aprendizado. Fico imaginando a riqueza da conversa feita com os nossos alunos indígenas, quanto aprendizado. Não estou presente em corpo, mas meu pensamento está ai com vocês. Um grande abraço a todos. Que tenhamos mais conversas sobre os irmãos indígenas e que possamos nos aproximar cada vez mais da cultura e da língua deles”. Ressaltou o magnífico Reitor.