Com o objetivo de proporcionar vivências, trocas de experiências artísticas, fortalecer a socialização e a formação de público, a participação do campus Barra do Garças na Mostra de Arte - MArte, que ocorre nos próximos dias 22 a 24, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, está movimentando 37 estudantes e 7 servidores e servidoras.
Após um processo de audições e curadoria que abrangeu as diferentes linguagens artísticas, foram selecionados e irão compor a exposição de artes visuais, cerca de 30 trabalhos - desenhos, pinturas, fotografias - de 11 artistas: Cássia Mirelly, Mariana Lorenzet, Maira Júlia, Cecília Janaina Vasconcelos, Alyne Araújo Olm, Isabella Campos, Marissa de Castro, Maria Luíza de Oliveira, Paulo Isaias, Nicolly Thagata e Dalyla Ribeiro.
Foram selecionados, para representar o campus, dois curta metragens. O primeiro, “IFMTando”, apresenta, numa abordagem atual e em linguagem jovem, temas atuais e relevantes, em formato de reportagem feitas pelos próprios estudantes e dirigida pelo jornalista do campus.
O segundo, “Qualquer coisa é arte”, foi idealizado e dirigido pela estudante Maria Luiza da Costa Freitas, e é uma autopercepção da autora sobre os diferentes espaços e elementos que podem inspirar arte. Utilizando uma câmera antiga herdada de sua mãe, a autora passeia pela cidade demonstrando seus sentimentos, lembranças e reminiscências do passado. Uma obra cheia de sentimentos e que produz reflexões sobre o amor e o abandono.
Nas artes cênicas, foram produzidas as comédias Pensão de Dona Marta e Imitose, além do singelo musical “Memória de um Beija-flor”, e a imperdível contadora de histórias Patrícia Soares dos Santos, que fará intervenções junto ao público.
Dois espetáculos de dança contemporânea e uma tradicional dança do ventre serão apresentadas pelas estudantes Júlia Scanferla, Maira Júlia e Cecília Vasconcelos. Completando as atrações, a banda VV apresentará um espetáculo com repertório popular e atual nas vozes das estudantes Maira Júlia e Yara Paula, sob a direção artística do professor Juliano Cardoso.
Confira a apresentação da professora de artes, Marizes Severino dos Santos Brito: