Durante o período de 15 a 20 de outubro, foi realizada a 9ª edição do JIFMT, em Sinop-MT. Neste ano, o Campus Barra do Garças marcou presença em 7 modalidades por meio de 13 equipes, sendo elas: Atletismo feminino e masculino, Futsal feminino e masculino, Handebol feminino e masculino, Voleibol feminino e masculino, Vôlei de Praia feminino e masculino, Tênis de Mesa feminino e masculino, Xadrez masculino. Ao todo, 54 alunos-atletas compuseram a delegação do campus. A seleção foi realizada segundo critérios técnicos estabelecidos pelos treinadores e em regulamento específico.
Dos resultados
Nas modalidades individuais, as equipes de Tênis de Mesa masculino (individual e dupla) chegaram até às quartas de finais da competição, já as equipes de Atletismo feminino e masculino alcançaram o pódio 7 vezes nas seguintes provas:
Atletismo - 400m feminino: Prata
Atletismo - 400m feminino: Bronze
Atletismo - 3000m feminino: Bronze
Atletismo - 800m masculino: Bronze
Atletismo - 1500m masculino: Prata
Atletismo - 5000m masculino: Ouro
Atletismo - Revezamento 4x100m masculino: Bronze
Nas modalidades coletivas, o campus chegou até às quartas de final com o Voleibol feminino e às fases finais com Futsal feminino e masculino; Handebol feminino e masculino; e Vôlei de Praia feminino.
Após os confrontos, Handebol feminino e Vôlei de Praia feminino ficaram na 4ª posição. Garantiram medalhas o Futsal feminino e masculino; e o Handebol masculino, da seguinte forma:
Futsal feminino: Bronze
Futsal masculino: Prata
Handebol masculino: Prata
Os resultados da 9ª edição do JIFMT configuram um feito inédito para o IFMT - Campus Barra do Garças, não somente pelo fato dos 10 pódios, mas também pelo número de finais que o campus conseguiu chegar, revelando o potencial esportivo da comunidade acadêmica de Barra do Garças.
O desporto é, de fato, uma ferramenta pedagógica extremamente poderosa que vai além dos simples benefícios físicos. Ele atua como um meio de transformação pessoal e social, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais para a vida e o trabalho.
Através da prática desportiva, os indivíduos desenvolvem não apenas as suas capacidades motoras e cognitivas, mas também atributos fundamentais como a autoestima e a autoconfiança. Esses dois elementos são cruciais para que as pessoas possam enfrentar desafios tanto no campo profissional como pessoal. Além disso, o desporto incentiva o desenvolvimento da liderança e da tomada de decisão, competências que são valorizadas no mundo laboral.
A melhoria da qualidade de vida é outro benefício claro, uma vez que o desporto é um aliado na prevenção de doenças como a ansiedade e a depressão, promovendo uma saúde mental mais equilibrada. O fortalecimento de laços de amizade e a criação de memórias afetivas são igualmente importantes, pois contribuem para uma rede de suporte emocional e social que se prolonga ao longo da vida.
No caso da delegação que compôs o 9 JIFMT em 2024, estes participantes tiveram a oportunidade de vivenciar tudo isto de forma plena. As memórias e as experiências adquiridas durante o evento desportivo são, sem dúvida, marcos que irão permanecer e influenciar positivamente o seu futuro.