No dia 11 de novembro o IFMT–Campus Barra do Garças, em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande-MS, promoveu a palestra “Plantas Medicinais Agroecológicas: Integrando Sustentabilidade e Conhecimento Tradicional”. O evento, realizado de forma online, fez parte do projeto de extensão “Plantas Medicinais Agroecológicas: Integrando Sustentabilidade e Conhecimento Tradicional no IFMT-Campus Barra do Garças-MT” do campus Barra do Garças que explora o cultivo de plantas medicinais sob práticas agroecológicas.
A palestra foi ministrada pelo professor Reginaldo Brito da Costa, Engenheiro Florestal, Doutor em Ciências Ambientais e professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande-MS, e pela Bióloga Micaella Lima Nogueira, doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela mesma instituição. A mediação ficou a cargo da professora Lirian Keli dos Santos, Coordenadora de Extensão do IFMT-Campus Barra do Garças, e do professor Rildo Vieira de Araújo, doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. O evento contou com a participação de diversas pessoas e de outros países, incluindo Angola.
Conforme o professor Rildo Vieira, coordenador do projeto: “A organização foi possível graças à colaboração dos professores, coordenadores de curso, alunos do IFMT Barra do Garças-MT, e demais integrantes do projeto. A todos, nosso sincero agradecimento pela dedicação e pela presença que tornaram esse momento especial. A palestra 'Plantas Medicinais Agroecológicas' foi uma oportunidade única para os participantes, reforçando o compromisso do IFMT com a formação integrada com a extensão e comunidade".
O encontro teve apoio da Diretora Geral do Campus Barra do Garças, Renata Francisca Ferreira Lopes, da diretora de Ensino Flávia Lorena Brito e da Professora Lirian Keli dos Santos, Coordenadora de Extensão do IFMT Campus Barra do Garças.
Sobre o Projeto Plantas Medicinais Agroecológicas: Integrando Sustentabilidade e Conhecimento Tradicional no IFMT-Campus Barra do Garças-MT.
O projeto de extensão do IFMT visa integrar o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais com práticas agroecológicas, valorizando a biodiversidade local e promovendo a sustentabilidade. Sob orientação de professores, os alunos do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária desenvolvem experimentações e monitoramentos para identificar as espécies de plantas medicinais que melhor se adaptam às condições da região. Além de aprimorar a formação técnica dos alunos, o projeto visa conscientizar a comunidade local sobre o uso sustentável de recursos naturais e incentiva a pesquisa interdisciplinar.