Ocorreu na última semana o encerramento do 1º Campeonato de Coleta de Sementes “Muvuquinha do Cerrado”, organizado por servidores do IFMT-Campus Barra do Garças e com parceria da Rede de sementes do Xingu e o NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia – Vale do Araguaia). A competição teve como intuito sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do Cerrado, através da coleta de diversas sementes nativas da região e para implantação de muvuca em uma área degradada do campus.
A estudante Alana Barbosa diz que aprendeu muito com a competição. “Eu não sabia o que significava a técnica muvuquinha, que consiste em misturar as sementes, fazer uma muvuca e depois plantá-las. Eu também não sabia que as sementes possuíam um valor financeiro diferenciado. E acho que foi muito importante, principalmente dentro do nosso curso de Controle Ambiental, que trabalhamos com solo, meio ambiente e outros”.
De acordo com o professor Ivo Luciano, um dos organizadores do evento, a competição teve também um caráter interdisciplinar e educativo. “Através do campeonato os alunos puderem aprender sobre o bioma, as espécies de árvores, a coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes. Os alunos também tiveram contato com o valor comercial dessas sementes, uma parceria que nós fizemos com a rede de sementes do Xingu, e esse foi um dos critérios de pontuação. E o resultado foi ótimo. Conseguimos mais de 64 quilos e 44 espécies diferentes de sementes. E agora tem a outra fase do projeto, que é plantar essas sementes e colocar em prática os conhecimentos que aprendem em sala de aula” afirma o docente.
A competição foi organizada pelos servidores Ivo Luciano da Assunção Rodrigues, Alexandre Rauh Oliveira Nascimento, Antônio Carlos de Freitas Silva, Daisy Rickli Binde, Renata Francisca Pereira Lopes e Rafael Nunes.
As equipes vencedoras foram: 1º lugar - 2º ano de Controle Ambiental; 2º lugar – 1º ano de Alimentos; 3º lugar – 2º ano de Alimentos.
O que é a técnica MUVUCA?
O significado da palavra muvuca remete a “grande confusão, tumulto, aglomerado (...)”, e é isso mesmo, a técnica MUVUCA usa um aglomerado de sementes. Claro, não é de forma aleatória, pois segue a lógica da sucessão florestal, onde sementes agrícolas e florestais que compõem a muvuca são misturadas em quantidades proporcionais. Se trata de uma técnica que permite o reflorestamento de grandes áreas de forma muito mais eficiente que com o uso de mudas, mais econômica e muito mais orgânica. Consegue-se com a metade do custo, do que seria um plantio com mudas, colocar o dobro ou até dez vezes mais árvores por hectare.