As aulas no IFMT-Campus Barra do Garças retornaram no dia 24/01, aplicando os protocolos de biosegurança nas dependências do campus, e também acompanhando o cronograma de vacinas dos estudantes, servidores e comunidade local.
A diretora-geral do Campus Barra do Garças, Renata Lopes, explica como está sendo a retomada das aulas: “Nós retornamos no dia 24/01, a perspectiva em dezembro era que retornassem todos os alunos e servidores de forma presencial neste momento. Nós fizemos uma reunião geral em dezembro para o retorno das atividades, quando os casos estavam muito baixos na região e no Brasil. Porém, no início de janeiro nós nos reunimos com os dois comitês responsáveis pelo acompanhamento das aulas e enfrentamento ao Covid, e consideramos que devido ao aumento dos casos não seria prudente retornarmos com todas as turmas presencialmente e ao mesmo tempo. Por outro lado, nós também analisamos os índices de vacinação, o cronograma de vacinação dos estudantes e servidores, bem como dos colaboradores terceirizados e da população em geral. Com base nesses dados da vacinação e também dos casos ativos, observamos que embora estejam aumento, os casos não estão tão graves, comparados a períodos críticos nos anos anteriores. Os comitês orientaram a gestão a retornar as atividades presenciais com revezamento de turmas, assim, atendemos melhor aos objetivos pedagógicos e as expectativas dos estudantes e professores que percebem a necessidade de retomar as atividades presenciais, mas também preservamos ainda os cuidados quanto à questão da aglomeração”.
Foi adotado um sistema híbrido para as atividades de ensino, alternando de aulas presenciais com remotas. O chefe do departamento de Ensino, Gleiner Queiroz, discorre sobre o sistema adotado: “O campus hoje tem catorze turmas, sete turmas em aula presencial e sete turmas em aula totalmente remota. Essas turmas revezam entre si durante as semanas. Às sete turmas que têm aula presencial nesta semana, terão aula online na próxima, seguindo assim o rodízio de turmas. Além de reduzir o número de turmas no campus, nós reduzimos o número de aulas para tentar evitar a circulação, principalmente do professor que fica entrando e saindo de várias salas. Reduzimos para quatro aulas de manhã, na maioria das turmas de segunda a quinta-feira. Porque mesmo que o estudante esteja em aulas presenciais, ainda há uma parte online e também deixamos a sexta-feira livre para que o estudante possa se dedicar às atividades que precisam ser entregue nas aulas. As aulas estão sendo expositivas, os professores vêm, ministram as aulas, fazem explicação, mas a maioria dos exercícios e avaliações que serão entregues serão de forma online”.
De acordo com a diretora-geral, Renata Lopes, os estudantes e servidores estão respondendo bem ao retorno híbrido: “Os estudantes e os servidores receberam essa possibilidade de retorno por meio de revezamento e estão muito colaborativos. Percebemos na escola um compromisso muito grande dos estudantes, tanto dentro de sala quanto fora da sala de aula. Nós passamos nas salas falando sobre os cuidados, sobre o uso das máscaras, a importância da higienização das mãos com álcool ou com água e sabão e da substituição das máscaras. Um outro ponto que colocamos nesse cronograma de revezamento foi um tempo maior para o período de intervalo. Antes eles tinham quinze minutos para o intervalo e agora eles têm meia hora. Com isso, garantimos que os banheiros, a fila da cantina, e outros espaços coletivos estejam livres de aglomeração, e os alunos não precisam ficar desesperados para comprar o lanche e comer rápido e de qualquer jeito para voltarem para a sala. Cuidados que parecem pequenos, mas que quando a gente está no meio de mais pessoas e tratando do coletivo é importante que eles observem, e todos os nossos estudantes têm respondido muito bem a esses protocolos”. Os servidores presentes no campus estão muito atentos às melhorias e adaptações que podem ser feitas quanto ao melhor atendimento dos protocolos de biossegurança e trazem à gestão as sugestões para as implementações, isso tem nos ajudado muito. O retorno às atividades presenciais durante a pandemia é um desafio muito grande para nós. Nós estamos acompanhando, como já mencionado, todos os indicadores propostos em Instruções Normativas e Orientações oficiais e acreditamos – como instituição que contribui para a pesquisa e para a ciência – na eficácia da vacina para a diminuição da gravidade dos casos de Covid-19.” enfatiza a diretora-geral, Renata Lopes.
Ano letivo 2021/2022
É importante ressaltar que as aulas que tiveram início no dia 24/01 são referentes ao ano letivo de 2021. Devido a uma paralisação durante a pandemia, essas aulas estão sendo repostas. O ano letivo de 2021 termina no dia 05 de março, com as aulas regulares. Em seguida o período de provas finais, que não são considerados dias letivos. E, então, no dia 04 de abril – aniversário de 11 anos do campus Barra do Garças - terá início o ano letivo de 2022.