IFMT-Campus Barra do Garças sedia 26ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2024)

Publicado por: Campus Barra do Garças / 9 de Julho de 2024 às 09:56

No mês de Junho o IFMT Campus Barra do Garças sediou a fase local da 26ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2024), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia, sob a coordenação do Prof. Antônio Carlos. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Na prova da modalidade Programação exige dos alunos participantes o conhecimento em programação. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, como noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação e organização do Instituto de Computação da Unicamp, que tem por objetivos:

* Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral.

* Promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental.

* Proporcionar novos desafios aos estudantes.

* Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.