IFMT Centro de Referência de Canarana promove curso de inclusão digital para mulheres indígenas

Publicado por: Campus Barra do Garças / 24 de Maio de 2018 às 07:10

O Centro de Referência de Canarana em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a Associação Terra Indígena Xingu (ATIX) e o Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX) ofereceram um curso de informática básica e manipulação de arquivos de Imagem e vídeo para a Associação Yamarikumã das Mulheres Xinguanas.

O curso oferecido teve como objetivo realizar a inclusão digital de 18 mulheres das etnias Waura, Kalapalo, Mehinako, Yawalapiti, Aweti, Trumai, Kamaiura, Matipu, Nafkua, Ikpeng e Kawaiwete. As indígenas puderam aprender todas as etapas do processo de captura e edição de imagens e vídeos, além de informática básica oferecido pelo IFMT campus de referência Canarana.

O professor Rui Ogawa pôde relatar a experiência no 5º SENID – Seminário Nacional de Inclusão Digital que aconteceu na cidade de Passo Fundo – RS.

Segundo Rui, a ideia surgiu de um encontro de mulheres indígenas com a presença de mais 200 participantes de várias etnias do Xingu, além de outras regiões do país como Pará e Mato Grosso do Sul, realizado em 2016 na aldeia Capivara. Na ocasião, as mulheres denunciaram a violência virtual sofrida por elas devido à exposição de fotos nuas na internet. Através do aprendizado adquirido no curso, as mulheres da Associação Yamarikumã produziram um documentário intitulado “Vozes das guerreiras Yamarikumã”.

Durante o processo do curso, foram percebidas algumas dificuldades como a barreira linguística. Em virtude disto, os executores do projeto Alexis Leal, Claudemir Públio, Claudineia de Arruda e Rui Ogawa pensaram na criação de um aplicativo de dicionário ilustrado para facilitar a comunicação entre os falantes das línguas xinguanas como também o português.