O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), através da Escola de Formação da Reitoria (EsFor) concluiu neste mês de março o curso de Formação de Gestores de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica do IFMT. A formação teve início em outubro de 2023 e foi estruturada em 10 módulos, visando capacitar os servidores dos 19 campi e campi avançados da instituição.
O último módulo do curso incluiu uma visita técnica internacional a Portugal, onde os servidores participaram de atividades em instituições de ensino do país. Durante a estadia, o grupo visitou a Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, onde dialogaram sobre inovações pedagógicas. Também conheceram a Escola Campos Melo e a Escola Profissional de Artes da Covilhã, que oferecem cursos profissionais de nível secundário.
Os servidores também participaram de um encontro com gestores do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico do Porto, finalizando assim a formação com uma troca de experiências sobre boas práticas na gestão educacional.
Para a representante do Campus Barra do Garças, a professora Flávia Brito, a imersão trouxe muitos aprendizados sobre a relação que as instituições portuguesas têm com os estudantes, ensino e mercado de trabalho. E destacou que o IFMT está no caminho certo, se equiparando com o ensino da Europa.
“Fiquei muito impressionada com as instituições que nós visitamos, pois elas têm uma relação muito próxima com o mundo do trabalho. É uma relação direta e se preocupa em capacitar os estudantes para atender o mercado, e o mercado também em uma relação próxima buscando esses estudantes capacitados. E concluo essa capacitação muito feliz em perceber que nós no IFMT, estamos também fazendo muita coisa, graças a nossa política de Assistência Estudantil. O IFMT é muito comprometido com a inclusão”, disse Brito.
Para o professor Leonir Janke, representante do Campus Rondonópolis, a finalização do curso superou as expectativas. Ele destacou a recepção das instituições visitadas, o planejamento detalhado dos departamentos para garantir o sucesso dos estudantes e a ética de inclusão educacional presente nas escolas portuguesas. "A inclusão aqui é um princípio de humanidade. Para mim, essa experiência traz um significado muito profundo de ver em cada aluno as suas capacidade e aptidões e o dever da escola de priorizar e dar-lhes condições para que potencializem-as", concluiu Janke.
O reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, reforça que a formação de gestores é uma estratégia essencial para fortalecer a identidade da instituição e promover uma gestão educacional cada vez mais eficiente e alinhada com as necessidades sociais. "O curso proporcionou aos nossos servidores uma vivência enriquecedora e a oportunidade de aprender com modelos inovadores de gestão educacional", conclui o reitor.
Outros notícias: https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/ifmt-promove-formacao-de-gestores-de-ensino-na-educacao-profissional-e-tecnologica/
Rafaela Souza - Jornalista - Decom