O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) iniciou o período da autoavaliação 2019. A CPA é uma comissão que busca coletar dados, por meio de questionário eletrônico entre os segmentos que compõem a comunidade acadêmica, a fim de promover uma melhoria na qualidade da educação ofertada pela instituição.
De acordo com a Lei nº 10.861/2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
Segundo o SINAES, a avaliação está compreendida em 10 dimensões a serem respondidas por alunos, técnicos e docentes, buscando mecanismos de se refletir sobre os pontos positivos e aqueles que necessitam de uma melhoria dentro das Instituições de Ensino Superior (IES).
O questionário está aberto de 09 a 30 de setembro. Para participar, deve-se acessar a página cpa.ifmt.edu.br/questionario Os servidores que desejem participar devem utilizar o login e senha do SUAP. Já os alunos devem utilizam o login que compreende sua matrícula/senha ifmt.cpf
A realização da Avaliação Institucional do IFMT é obrigatória para recredenciamento, para reconhecimento de cursos e ainda representa um instrumento altamente eficaz para o levantamento das políticas de ensino, pesquisa, extensão e planejamento.
Esse ano durante a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o relatório de Avaliação Institucional referente a 2017 foi um dos instrumentos utilizados para direcionar as ações institucionais para o próximo período de vigência do PDI.
As CPAs locais vem trabalhando de forma árdua para cumprir com as metas institucionais, na busca de ter dados cada vez mais fidedignos com a realidade da instituição. Portanto, torna-se importante a participação de toda a comunidade. Vamos participar, vamos melhorar o IFMT através de dados e de um relatório que demonstre nossas potencialidades.