O professor da UFMT, Romário Rosa de Sousa, instalou essa semana uma estação meteorológica no IFMT-Campus Barra do Garças. O intuito, de acordo com o projeto do professor Romário, é realizar um acompanhamento diário das temperaturas e do regime pluviométrico, identificar os meses mais e menos chuvosos e também quantificar o volume pluviométrico diário, mensal e anual.
O professor Romário explicou o funcionamento de cada componente da estação meteorológica para os alunos do Curso de Controle Ambiental, que acompanharam a instalação. Segundo o coordenador do curso de Controle Ambiental, professor Rildo Vieira de Araújo, o projeto visa também práticas para as disciplinas de gestão ambiental e método de pesquisa ambiental e recursos naturais, onde os alunos participarão das coletas diárias dos dados pluviométricos que posteriormente como projeto de extensão do campus IFMT-Barra do Garças , estarão disponíveis para a comunidade.
Sobre a estação Meteorológica
A estação Meteorológica foi construída utilizando madeira, tubos de pvc, bico de torneira e outros materiais de fácil aquisição. É importante ressaltar que o pluviômetro da estação meteorológica de baixo custo tem uma margem de erro de apenas 0,2% em relação ao pluviômetro padrão.
As observações diárias serão realizadas às 9h, 15h e às 21h. As anotações pluviométricas diárias serão feitas todos os dias às 07h, seguindo as normas do Instituto Agronômico de Campinas-IAC/UNICAMP. A chuva é contabilizada para o dia anterior em uma planilha diária. Os dados serão colhidos mensalmente pelo professor Romário no ato da vistoria técnica de manutenção.
Para a instalação da estação Meteorológica, o professor Romário Rosa de Sousa contou com o auxílio dos bolsistas Celso Aparecido Ferreira da Paulo e Francisco Sousa Lira.