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Professora do IFMT-Campus Barra do Garças é selecionada como bolsista para curso de especialização na Irlanda

Publicado por: Campus Barra do Garças / 19 de Julho de 2024 às 09:32

A professora Eliete Both, do IFMT-Campus Barra do Garças, foi selecionada como bolsista para fazer um curso de especialização em liderança e gestão educacional na cidade de Limerick, Irlanda. Eliete ficou classificada em 1º lugar em MT e em 5º lugar no nível nacional e teve que concorrer com diversos educadores de todo o Brasil. O curso é um Acordo de Cooperação Internacional firmado entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Mary Immaculate College - MIC, Irlanda. Ao todo foram 28 bolsistas brasileiros contemplados. A especialização terá a duração de 9 meses e deverá começar em agosto deste ano.

Eliete ministra aulas de matemática e já teve outras experiências profissionais fora do país. Parte do seu doutorado foi produzido na Universidade de Salamanca (USAL), na cidade de Salamanca, Espanha, entre 2019 e 2020, e, em 2022, foi selecionada, pela Febrace e a Embaixada dos EUA no Brasil, como uma entre os 4 docentes do país que acompanharam a delegação brasileira que participou da ISEF, a maior feira de ciências do mundo, que aconteceu em Atlanta, nos EUA, naquele ano. É a primeira vez que irá para a Irlanda e a expectativa está alta: “É um país que eu tinha vontade de conhecer, mas apesar de já ter viajado muito, nunca fui para lá. Assim, será possível aliar o propósito acadêmico da realização do curso com propósitos pessoais de conhecimento do país. Procurei saber um pouco sobre a história e cultura da Irlanda e já percebi que é um lugar incrível”.

Preparativos para o curso

Ainda está correndo tudo muito por conta da CAPES, que é a responsável pela compra das passagens aéreas, a implementação da bolsa e toda a parte burocrática. Com relação à moradia, o Mary Immaculate College - MIC, da Irlanda, já está preparando isso. Vamos ficar em uma vila universitária próxima ao campus, divididos em apartamentos, com cinco pessoas em cada um. Por hora, estou adiantando o máximo de aulas possíveis, para ter pelo menos o primeiro bimestre fechado nos cursos técnicos e na tentativa de fechar o primeiro semestre nos cursos superiores, onde também ministro aulas", esclarece a docente.

Etapas de seleção

De acordo com Eliete, o processo de seleção foi desafiador, especialmente a terceira etapa. "A primeira etapa foi de análise documental e a segunda etapa foi a análise de mérito da Carta de Interesse. Minha carta de interesse foi avaliada com nota dez, o que me classificou bem para a terceira etapa", explicou. A terceira fase envolveu um curso de inglês para propósitos acadêmicos, que durou oito semanas e foi bastante intenso. "O edital previa um curso de apenas 36 horas, mas dedicamos pelo menos quatro horas por dia às atividades do curso", acrescentou.

A fase final da seleção incluiu a gravação de uma videoaula. "A nota máxima era trinta, e consegui essa nota na videoaula, o que acredito ter sido crucial para minha classificação. Na videoaula, falei sobre as similaridades entre algumas características do inglês irlandês e o português falado no Brasil, fazendo uma análise sociológica dessas aproximações. Foi muito difícil essa etapa, pois a maioria dos meus concorrentes eram professores de inglês. Como o curso era de inglês para propósitos acadêmicos, eu estava fora da minha área, competindo com pessoas já formadas e experientes neste campo, o que me gerava muita insegurança sobre conseguir me classificar.” descreve.

Aplicação dos conhecimentos no campus Barra do Garças

Quando solicitei a liberação e o afastamento para a realização do curso, apresentei a proposta de, ao retornar, propor oficinas e seminários de formação para replicar os tópicos aprendidos, tanto presencialmente para os colegas do próprio campus quanto online para os de outros campi da rede”.

Além da replicação dos conhecimentos, acredito que poderei aplicá-los diretamente na área de liderança e gestão educacional no IFMT campus Barra do Garças. Já tenho atuado nessa área há alguns anos, especialmente na coordenação de cursos, mas, a partir desta formação, será possível ampliar essa possibilidade para outras áreas da gestão. Assim, poderei colocar-me à disposição para ocupar também outros cargos, para os quais me sentirei mais preparada com os conhecimentos adquiridos no curso”.

Liberação pelo IFMT

Solicitei o afastamento das minhas atividades para uma modalidade chamada ‘Estudo ou Missão no Exterior’, essa modalidade de afastamento não está diretamente prevista no nosso regulamento (RASAC). Contudo, embora não seja algo previsto no nosso regulamento de capacitação de servidores, é um afastamento legítimo, pois advém de um edital de capacitação proposto pelo MEC, por meio da Capes. Meus colegas de área, professores Jairo, Manoel e professora Lucimar, se disponibilizaram a cobrir minha carga horária durante o período em que estarei fora. Sou imensamente grata a eles, pois, devido ao fato de esse tipo de afastamento não prever a contratação de substitutos, caso eles não se disponibilizassem, eu não poderia me afastar. Portanto, esse gesto solidário foi essencial para que o afastamento pudesse acontecer" agradece a professora Eliete.

Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda

É um programa conjunto entre a Diretoria de Relações Internacionais – DRI e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, do MEC. A iniciativa é parte do Programa de Desenvolvimento Continuado (CPB), parceria entre a CAPES e o Mary Immaculate College.

Visa promover a capacitação dos profissionais que atuam na docência, na direção, coordenação ou supervisão pedagógica das escolas da rede pública de educação básica, ou que estejam lotados na secretaria de educação, exercendo atividades de gestão educacional ou relacionadas à formação continuada de professores e além do aprimoramento em língua inglesa, objetiva o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão educacional.

Os candidatos selecionados, denominados bolsistas, receberão apoio da CAPES para a participação no curso de especialização em liderança e gestão educacional. O apoio da CAPES compreenderá:

Passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; Auxílio instalação no valor € 1.000,00 (mil euros); Ajuda de custo no valor de € 500,00 (quinhentos euros) mensais, após a chegada na Irlanda; Ajuda de custo no valor de € 300,00 (trezentos euros) para despesas básicas durante o recesso de natal; Seguro saúde; Deslocamento na Irlanda: aeroporto/hotel/aeroporto; Hospedagem, em acomodação compartilhada (ocupação dupla); Almoço e coffee-break de segunda a sexta-feira, exceto em recessos e feriados; Taxas Escolares e materiais didáticos do curso; Passagem aérea nacional (ida e volta) para a cidade do aeroporto de embarque internacional; e hospedagem para participação na orientação pré-partida, se houver.

MIC - Mary Immaculate College

Mary Immaculate College é uma Faculdade Católica autônoma de Educação e Artes Liberais de nível universitário. Foi fundada em 1898 e está vinculada academicamente à Universidade de Limerick. A MIC é a instituição de ensino superior mais antiga da cidade Limerick, Irlanda. A comunidade estudantil é composta por mais de 5.000 alunos, participando de quinze programas de graduação e de programas de pós-graduação até o nível de doutorado.

 

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