Ação traz economia de tempo, recursos e promove o bem-estar e a valorização dos servidores da região
No último sábado, 07/12, com o objetivo de humanizar o atendimento e garantir maior comodidade aos servidores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) realizou as perícias médicas diretamente no campus de Barra do Garças. Até o momento, essas perícias acontecem exclusivamente na capital do estado, Cuiabá, o que exige o deslocamento de servidores afastados para tratamento de saúde, acarretando custos financeiros e desgaste físico e emocional.
A iniciativa - que está em fase de teste - representa um importante avanço na política de bem-estar e valorização dos servidores. Com esta ação, os trabalhadores da região têm a oportunidade de realizar as perícias médicas de forma mais ágil e próxima de suas residências, sem a necessidade de longas viagens. A medida gera economia de tempo e recursos financeiros para os servidores, além de reforçar o compromisso da Propessoas com uma gestão mais humana e eficiente.
De acordo com a Propessoas, a descentralização do atendimento é parte de um esforço contínuo para aproximar os serviços de saúde ocupacional dos servidores. “Nosso objetivo é proporcionar mais comodidade e cuidado com nossos servidores, especialmente àqueles que já se encontram em situação de vulnerabilidade por motivos de saúde. Queremos que eles se sintam acolhidos e valorizados”, destacou a servidora Leila Cimone, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas.
Segundo o professor Gleiner, a iniciativa tem grande relevância para a comunidade: “Essa ação é muito importante, porque, em primeiro lugar, promove a interiorização e traz mais humanidade para os servidores que não estão em condições de viajar, seja por estarem machucados ou em situações que limitam sua locomoção. Além disso, o servidor não precisa enfrentar o desgaste de longos deslocamentos, e a ação é menos onerosa. No nosso caso, já estamos na nossa cidade, e para Confresa, economiza-se quase metade do caminho. Eu acredito que, se houvesse atendimentos regulares em cidades polos, isso beneficiaria muito a saúde física, mental e financeira dos servidores dessas cidades e das regiões vizinhas.”
Para o médico veterinário, Saulo Cardoso, é um sentimento de valor e preocupação da gestão com o servidor: “Quando recebi a notícia de que poderia fazer a perícia no meu local de trabalho, me senti valorizado, pois a gestão se preocupou em proporcionar a melhor forma de resolver a questão da homologação dos atestados. Não precisar viajar longa distância para perícia facilitou grandemente, ainda mais em casos como o meu em que a saúde não colabora para viajar durante muito tempo. Meus sinceros agradecimentos a gestão do IFMT, ao SIASS e aos médicos.”
A ação integra uma série de iniciativas que visam modernizar e desburocratizar os procedimentos administrativos, ampliando o alcance dos serviços de apoio aos servidores nas regiões mais afastadas.