Durante os dias 05 e 06 de agosto, aconteceu no auditório do hotel Araguaia, em Barra do Garças, o Workshop: Elaboração de projetos para captação de recursos não reembolsáveis, ministrado pela consultora em projetos Maria Helena Silva. O evento é uma iniciativa do Sebrae, e teve como parceiros o IFMT-Campus Barra do Garças e do núcleo Dinâmica da Ativa Incubadora, dentre outros.
Durante o workshop, os participantes, grande parte empreendedores e professores, puderam entender melhor as informações previstas em editais de recursos não reembolsáveis para submeter a solicitação, e assim, obter êxito na operação. “Objetivo da capacitação é informar e deixar os participantes capacitados para a elaboração de projetos, no caso de editais com recursos não reembolsáveis. Demos um panorama das oportunidades que existem hoje para captar recursos não reembolsáveis. Depois focamos em um edital específico do estado, sendo esse o edital Tecnova da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso)” explica a economista Maria Helena Silva.
— No caso do edital Tecnova, nós apoiamos os empreendedores que estão aqui participando para a elaboração de um projeto. Apresentamos o edital, a ferramente sigfapemat (plataforma de elaboração de projetos da Fapemat). Esse é um curso prático, os participantes acessaram a plataforma e elaboraram um projeto hipotético nessa plataforma. Conhecendo os conceitos essenciais para a elaboração de projetos. Esperamos que eles saiam desse workshop aptos a elaborar um projeto de captação de recursos não reembolsáveis. Nossa expectativa também é que saiam projetos de Barra do Garças para o edital Tecnova, não só encaminhados, como também aprovados — afirma Maria Helena.
— Esse treinamento está sendo muito importante porque identificamos que existe uma carência local de informações e de como acessar esses recursos. Vários empreendedores locais não sabiam como acessar o sigfapemat. É necessário fazer esse tipo de capacitação regularmente, porque cada edital é um edital diferente — explica Maria Helena Silva
O professor do IFMT-Campus Barra do Garças, Felipe Deodato, e gerente local do núcleo Dinâmica da Ativa Incubadora, participou do evento e enfatizou sua relevância para o empreendedorismo local: ”O workshop de captação de recursos não reembolsáveis foi uma excelente oportunidade para os empreendedores e pesquisadores de Barra do Garças que possuem boas ideias de empreendedorismo, porém não possuem acesso a recursos. Nosso município precisa avançar mais no ecossistema de inovação local para se desenvolver, e tais recursos poderão auxiliar muito no desenvolvimento das empresas da região. A participação do IFMT e do núcleo Dinâmica da Ativa Incubadora foi importante para apoiar e divulgar tais ações. Nossos próximos projetos da pré-incubação e incubação poderão participar de editais semelhantes no futuro e, assim, com essa capacitação, foi possível ter maior clareza de como participar desse processo competitivo de captação de recurso” destaca o professor Felipe Deodato.
Sobre o núcleo Dinâmica da Ativa Incubadora acesso link:
https://bag.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/nucleo-incubador-dinamica/
Sobre o edital Tecnova III acesse o link:
https://www.fapemat.mt.gov.br/w/o-governo-do-estado-de-mato-grosso-em-parceria-com-a-finep-lan%C3%A7a-o-edital-tecnova-lll-no-%C3%A2mbito-do-programa-subven%C3%A7%C3%A3o-econ%C3%B4mica-%C3%A0-inova%C3%A7%C3%A3o
Sobre a plataforma sigfapemat, acesse o link:
https://sigfap.fapemat.mt.gov.br/