A Assessoria de Comunicação (ASCOM) do IFMT Campus Barra do Garças está diretamente vinculada ao Gabinete da(o) Diretora(o) do Campus.
A ASCOM fundamenta-se nos princípios de publicidade, impessoalidade e transparência, de participação, de igualdade, de respeito à diversidade e pluralidade de opiniões, na ética profissional e nos demais valores defendidos na missão do instituto, sendo responsável pela promoção e gestão da Política de Comunicação do instituto.
Vinícius Xavier Perpétuo
E-mail institucional: vinicius.xavier@ifmt.edu.br ou comunicacao.bag@ifmt.edu.br
Tel: (66) 3402-0100
WhatsApp: (66) 98115-5309
Publicação de Notícias no Portal do IFMT e Redes Sociais Oficiais conforme a Política de Comunicação Institucional.
1. Responsabilidade pela Publicação
• O Departamento de Comunicação (Decom) e setores de comunicação dos campi do IFMT são responsáveis pela publicação de todas as notícias e informações oficiais.
2. Critérios de Publicação
• Matérias/publicações devem atender a critérios técnicos de noticiabilidade.
• Setores e departamentos não devem publicar notícias diretamente em suas páginas.
• Todo conteúdo para divulgação deve ser enviado ao Decom ou à Ascom dos campi para análise e aprovação.
• Páginas dos setores devem conter apenas informações pertinentes ao próprio setor.
3. Campi sem Profissionais de Comunicação
• Demandas de notícias devem ser enviadas diretamente ao Decom.
• O Decom auxilia na produção e intermediação de conteúdo com a imprensa para garantir visibilidade institucional.
4. Redes Sociais Oficiais
• As postagens nas redes sociais dos setores/ departamentos do IFMT não são consideradas oficiais e, portanto, não devem ser realizadas exclusivamente nos perfis dos mesmos.
• Conteúdo institucional dos setores/departamentos devem ser marcadas como "colaborador" o perfil oficial "ifmt.oficial" e/ou perfil oficial do campus, ou encaminhadas ao Decom/Ascom, que será responsável pela validação e publicação no respectivo perfil.
• Conteúdos também podem ser enviados ao Decom/Ascom para validação e publicação nos perfis oficiais.
5. Diretrizes e Boas Práticas
• Em breve serão divulgados:
• Inventário de Canais Institucionais de Comunicação.
• Manual de Gerenciamento e Boas Práticas nas Mídias Sociais.
• Guia de Boas Práticas de Relacionamento com a Imprensa.
• Esses documentos fazem parte do Plano de Implementação da Política de Comunicação.
6. Objetivo das Medidas
• Garantir que as informações divulgadas reflitam a realidade da instituição.
• Comunicar de forma clara, precisa e alinhada com a identidade institucional.
7. Colaboração dos Setores
• Solicita-se que as pautas sejam encaminhadas para:
• Reitoria: ascom@ifmt.edu.br / decom@ifmt.edu.br.
• Campus Barra do Garças: comunicacao.bag@ifmt.edu.br, vinicius.xavier@ifmt.edu.br ou WhatsApp (66)98115-5309
• Envio deve ser feito com antecedência para viabilizar revisão e publicação.