O profissional formado nessa área é requisitado em diversos setores empresariais, tais como: recursos humanos, logística, marketing, finanças, dentre outros. Ademais, se o seu objetivo for a abertura de novas empresas, os ensinamentos do curso permitirão que ele saiba por onde começar. Dessa forma, o curso proposto poderá trazer oportunidades a uma grande parcela da população local.
O Curso de Administração do IFMT, Campus Barra do Garças, tem o condão de potencializar a economia da região em seus mais diferentes aspectos, oportunizando qualificação e capacitação profissional a quem já atua no mercado e aos jovens que buscam uma formação compatível com a demanda existente na região.
Logo, considerando as especificidades econômicas da região, a matriz curricular deste curso propõe-se a viabilizar a formação de um profissional que possua não apenas as competências fundamentais do administrador, mas também a capacidade de prestar apoio técnico à gestão dos diversos empreendimentos da região, preocupando-se com a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica da produção.
Área de concentração: Gestão e Negócios
Ingresso: Anual
Oferta: Presencial
Número de vagas disponibilizadas: 40 vagas anuais
Carga horária: 3.010 horas
Aspectos legais:
Resolução 85/2023 - RTR-CONSEPE/RTR/IFMT que RECOMENDA a autorização de funcionamento do Curso Bacharelado em Administração do IFMT, Campus Barra do Garças
Resolução 94/2023 - RTR-CONSEPE/RTR/IFMT que RECOMENDA a aprovação do PPC do curso de Bacharelado em Administração do IFMT, Campus Barra do Garças
Resolução 135/2023 - RTR-CONSUP/RTR/IFMT - Homologação de Resoluções do CONSEPE 2023 (nºs 73 a 88)
Resolução 140/2023 - RTR-CONSUP/RTR/IFMT - Homologação de Resoluções do CONSEPE 2023 (nºs 89 a 101)
Objetivo Geral
O Curso de graduação em Bacharelado em Administração do IFMT-Campus Barra do Garças tem como objetivo formar bacharéis em Administração para atuar nos setores público e privado, com vistas ao desenvolvimento integrado e sustentável, considerando as necessidades dos diversos setores econômicos e institucionais, bem como seus aspectos
multidimensionais.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do curso de Bacharelado em Administração compreendem:
❖ Formar profissionais capazes de planejar, organizar, dirigir e controlar os vários processos organizacionais, seja no setor público ou no privado;
❖ Buscar desenvolver a capacidade de liderança dentro das organizações e de cooperação do alunado com profissionais de outras áreas, visando o desenvolvimento das relações interpessoais;
❖ Desenvolver comportamento proativo no desenvolvimento das atividades e na tomada de decisões gerenciais;
❖ Estimular o comportamento inovativo para melhoria de produtos, processos e serviços;
❖ Apoiar, orientar e fomentar iniciativas empreendedoras sustentáveis, com impactos positivos na sociedade.
❖ Aprimorar o conhecimento por meio da teoria-prática, dando subsídios para a interdisciplinaridade;
❖ Desenvolver conhecimento de governança corporativa no aprimoramento dos processos gerenciais e de melhores práticas;
❖ Propiciar o aperfeiçoamento das pessoas dentro das organizações em que atuam, por meio da formulação de políticas pautadas na necessidade de contínuo desenvolvimento;
❖ Estimular a pesquisa (individual e em grupo) nos níveis acadêmico, científico e empresarial, com vistas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, buscando alternativas para resolver problemas organizacionais locais e regionais;
❖ Contribuir para a concretização de valores atrelados e inerentes à justiça, transparência, responsabilidade e ética profissional;
❖ Formar profissionais capazes de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes níveis de complexidade, o processo da tomada de decisão;
❖ Desenvolver a expressão e a comunicação dos estudantes de forma compatível com o exercício profissional do administrador, inclusive com os processos de negociação e de comunicação interpessoal ou intergrupal, tornando-os capazes de, sempre que possível, propor soluções inovadoras e eficientes para a gestão de conflitos;
❖ Favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico dos estudantes, para que possam operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais nos diversos aspectos gerenciais, atuando, assim, de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
❖ Capacitar os estudantes a utilizar de forma eficaz as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas integradas à prática da administração, promovendo a habilidade de analisar dados, tomar decisões embasadas em informações digitais e comunicar-se de maneira eficiente no ambiente de trabalho contemporâneo.