início do conteúdo

“Capy Runner” um jogo educativo onde a protagonista é uma capivara

Publicado por: Campus Barra do Garças / 9 de Novembro de 2023 às 10:56

O jogo começa com uma capivara contrabandeada junto de outros animais silvestres que  consegue escapar e passa por todos os biomas do nosso país em busca do seu bando. Durante o percurso ela encontra vários animais, plantas, desafios, culturas, festas e muito mais.  

A ideia do projeto partiu dos alunos do segundo ano do curso de informática do IFMT-Barra do Garças, Lucas e Daniel e teve orientação do professor André Lôbo. Daniel Oliveira conta que o intuito do jogo é ensinar as crianças sobre fauna e flora do país. Lucas explica porque escolheram uma capivara como protagonista. ”Escolhemos por ser um animal do Pantanal, tranquilo, fofinho e que não faz mal a ninguém. A ideia é implementar vários conceitos como apresentar a fauna e flora de cada região, os costumes e tocar em vários temas como: contrabando, desmatamento e o que a mão humana causa dentro dos nossos biomas brasileiros, etc”. 

O professor André Lôbo explicou sobre os objetivos do jogo. “O primeiro objetivo é a educação. Ensinar de uma forma lúdica, atrativa às crianças, adolescentes e pré-adolescentes de modo que aprendam conceitos de biologia. Os alunos estão desenvolvendo todas as etapas do jogo. Eles têm aprendido bastante sobre programação, games e eu também”. O professor André Lôbo ratifica que existe uma equipe maior que integra o projeto Capy Runner e que tem trabalhado arduamente no desenvolvimento do jogo: o professor Thiago Miguel que auxilia na parte de Biologia, o desenvolvedor de sistemas Jonatas Silva que auxilia no desenvolvimento do jogo e os estudantes que auxiliam na programação - Jorge Fernando e design - Gustavo Rafael, Rodrigo de Jesus, Uanderson Henrique e no áudio a Adrielly Magalhães. Sem o esforço de toda a equipe o projeto não seria possível.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças

Estrada de Acesso à BR-158, Rua José Maurício Zampa, s/nº, Loteamento BR-070, CEP 78605-099

Telefone: (66) 3402-0100

Barra do Garças/MT