O IFMT-Campus Barra do Garças promoveu uma parceria com a UFMT-Campus Araguaia para a realização de estágios na universidade. Um dos estágios mais procurados pelos alunos é na área de Informática. Os estágios são supervisionados por Neuémerson Alves Teixeira e Diogo Correia Rodrigues, técnicos em Tecnologia da Informação, lotados na UFMT - Campus Araguaia - Unidade I - Pontal do Araguaia e desde 2023 receberam mais de 10 alunos.
Os estudantes do 3º ano do curso de informática, Ciro Almeida Diniz Coelho, Guilherme Ezequiel da Silva, Marcella Fernanda Marques Soares, Tiago Batista Gonçalves, Adrian Vitor Borges Hurtado Oda e Ana Carolina Rodrigues Dias, participaram de diversas ações nos campi da UFMT, dentre elas, a reestruturação e atualização do Laboratório de Informática “Prof. Emerson Ramos de Souza”, onde foram instalados e configurados novos computadores para a comunidade acadêmica. Os alunos do 2º ano do curso de informática, Ana Clara Martins Boaventura de Oliveira, Ana Carolina Luz Hippler, Guilherme Sousa Vasconcelos e Luísa Fonseca Corbari, contribuíram para que a UFMT seja um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), isto é, um ponto de apoio para os alunos de cursos à distância.
Para a aluna Ana Clara Martins Boaventura de Oliveira, o estágio foi de extrema importância. “Pude acompanhar de perto as burocracias que existe em uma universidade federal. Contribuí ajudando os supervisores na montagem do laboratório Emerson Ramos, instalando os aplicativos, auxiliando na limpeza e na montagem das bancadas.”
A discente Ana Carolina Luz Hippler contribuiu de várias maneiras para as atividades de informática. “Primeiramente, participamos da montagem de hardware para o novo laboratório, garantindo que os equipamentos estivessem prontos e funcionando adequadamente. Além disso, fomos responsáveis pela instalação e configuração dos sistemas operacionais nos computadores do laboratório, assegurando que estivessem em pleno funcionamento e prontos para uso pelos alunos e professores. Outra parte importante do nosso trabalho foi o suporte técnico aos servidores da UFMT. Isso envolveu ajudar os usuários a resolver problemas técnicos, fornecer suporte para questões relacionadas a hardware e software, e garantir que suas necessidades fossem atendidas da melhor maneira possível. Consideramos nosso estágio na UFMT altamente produtivo e importante. Ele nos proporcionou a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos que adquirimos em sala de aula. Além disso, nos deu a chance de adquirir novas experiências e conviver com diferentes visões de mundo, o que enriqueceu significativamente nossa formação profissional e pessoal.” explica a Ana Carolina.
Conforme a aluna Luísa Fonseca Corbari os resultados atingidos pelo estágio foram de suma importância: “Dentre os âmbitos em que atuei ao longo do estágio, considero de maior destaque a montagem do laboratório de Informática Emerson Ramos. Além disso, auxiliei também na resolução de alguns problemas específicos que necessitavam de assistência técnica — problemas de conexão e configuração da rede, manutenção/testagem de computadores e das câmeras de segurança da UFMT, instalação de aplicativos e webcams na pró-reitoria, configuração das novas impressoras, dentre outros.
— Ao longo do estágio, fui capaz de aprender muito — principalmente sobre a parte de hardware e redes. Os supervisores foram muito atenciosos, e em grande parte das atividades que desempenhávamos, escutávamos um relato histórico relacionado — todo momento era oportuno para ouvir alguma curiosidade relacionada à área da informática. Além das dicas e informações valiosas, também foi útil ter uma vivência do ambiente universitário e observar o que acontece nos bastidores. Ao final do estágio, me senti confiante para "recriar" meu próprio notebook — uma experiência exitosa! — além de adquirir experiência suficiente para solucionar alguns problemas técnicos comuns e básicos, mas que nem por isso são "simples" — explica Luísa.
— No mais, sinto que pude crescer um pouco mais enquanto pessoa. Ao longo desse processo, tivemos a oportunidade de exercitar algumas virtudes — menciono com especial carinho a resiliência. Enquanto trabalhávamos na construção do laboratório Emerson Ramos, tivemos que nos adaptar a muitas mudanças — chegamos a dedicar semanas em algumas etapas e, em um dia, ter que desfazer todo o progresso alcançado até ali em prol de melhores resultados. Enfim, posso dizer que considero de suma importância e relevância os resultados atingidos ao final do estágio — resultados que contribuem, principalmente, para o nosso próprio aprimoramento. Quanto ao CTI, esse vai continuar, dia após dia, necessitado dos esforços dos técnicos, pois novos problemas surgem com uma constância assustadora — mas, acredito que posso me tranquilizar na certeza de que novos estagiários irão assumir esses problemas, e sob a tutela dos profissionais que nos instruem, tornarem-se aptos a resolvê-los. — conclui Luísa.
Segundo os técnicos da UFMT, os estagiários do IFMT colaboraram muito.“Os alunos contribuíram com a manutenção de computadores, organização de equipamentos de informática para o correto desfazimento, auxiliaram na manutenção de câmeras de videomonitoramento e organizações em geral dos ambientes de TI.” afirma o técnico Neuémerson Alves Teixeira. “Eles contribuíram principalmente em agilidade de algumas tarefas que levaríamos mais tempo caso nós fizemos sozinhos, pois nossa equipe é reduzida.” explica o técnico Diogo Correia Rodrigues.
A professora do IFMT-Campus Barra do Garças, Carine Rodrigues da Costa, que orientou o estágio dos alunos, explica a importância para os alunos: “O estágio está contribuindo de forma significativa para a formação dos alunos, tanto para a vida quanto para o trabalho, e a parceria com a UFMT tem trazido uma experiência única para os estudantes. Eu, como orientadora e servidora do IFMT Campus Barra do Garças, agradeço ao pró-reitor da UFMT Campus Araguaia, professor Dr. Adam Luiz Claudino de Brito, aos técnicos Neuémerson, Diogo e todos os servidores envolvidos na cooperação da formação de nossos estudantes.”