Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Área de conhecimento: Agropecuária
Forma: ( x ) FI – Formação Inicial ( ) FC – Formação Continuada ( ) Cursos Livres
Modalidade: ( x ) Presencial ( ) A Distância
Carga horária: 100 horas
Qualificação: Certificado de AVICULTOR EM SISTEMAS ALTERNATIVOS - FIC
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I Incompleto
Forma de Ingresso: Inscrição por cadastro on-line ou presencia, l com vagas preenchidas por meio de sorteio. Preenchendo 30 vagas, haverá uma lista de espera, que será utilizada caso haja desistência de alunos.
Público Alvo: Produtores rurais de base econômica familiar ou parentes desses, comunidade interna e externa com interesse em aprimorar ou iniciar sua atividade avícola.
Tempo de Duração do Curso: 14 semanas
Turno de Funcionamento: Noturno e matutino aos sábados
Horário das Aulas: 19 às 22 nas quintas e sextas, e 9 às 12 aos sábados
Periodicidade das Aulas: Semanal
Número de vagas por Turma: 30.
Mínimo de vagas a serem preenchidas: 10.
Número de Turmas: 1
Frequência da Oferta do curso: Semestral
Início do Curso: 26/09/19
Término do Curso: 21/12/2019
Local da realização do Curso: IFMT Campus Barra do Garças
Objetivos
Geral
Fornecer conhecimentos técnicos de manejo racional viável e comercialização de forma sustentável dos diferentes sistemas alternativos de aves, possibilitando a geração de renda a pequenos produtores.
Específicos
-Desenvolver competências e habilidades para que o profissional possa se engajar na área de trabalho avícola;
-Demonstrar os diferentes Sistemas Alternativos com o objetivo de explorar financeiramente a avicultura;
-Proporcionar ao aluno competências acerta da importância do manejo ambiental adequado, associado ao bem-estar dos animais na lucratividade da atividade;
-Incentivar o uso dos equipamentos e tecnologias adequados à aptidão produtiva das aves e por meio da teoria e prática em oficinas e visitas técnicas;
-Propiciar ao aluno os conhecimentos de forma a incentivá-lo acerca do uso correto do manejo alimentar a fim de suprir as necessidades fisiológicas das aves e maximizar sua produção;
-Oportunizar aos alunos o despertar de seu senso crítico em relação ao seu papel frente às atividades na avicultura;
-Incentivar o desenvolvimento econômico da região por meio da produção de ovos e carne de qualidade, tanto para subsistência quanto para comercialização.