Alunos do IFMT-Campus Barra do Garças conquistam o primeiro e terceiro lugar em concurso de redação promovido pela UFMT

Publicado por: Campus Barra do Garças / 11 de Novembro de 2021 às 17:35

Os estudantes do ensino médio, Matheus Félix Rodrigues e Esther Victória Santos Alves, conseguiram o primeiro e terceiro lugar, respectivamente, no concurso de redação realizado pela UFMT-campus Araguaia. O resultado foi divulgado ontem, 10/11, na palestra de encerramento do evento ICHS CIÊNCIA, promovido pela UFMT.

O “Concurso de Redação em Ciências Humanas e Sociais” teve como público-alvo estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das Escolas Públicas e Privadas da Região do Médio Araguaia e o tema do concurso foi “PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA”. A primeira etapa foi uma pré-seleção interna (no campus) dos textos, feita pelos professores de linguagens Elisângela Kipper, Skarllethy Orhana, Juliano Antunes e Kelly Cristhel. A segunda etapa foi o envio de cinco redações, a terceira e quarta foram realizadas pela UFMT. Os critérios de correção e seleção foram os mesmos utilizados no Enem.

A redação do aluno Matheus teve como título “Um problema previsível”, ficou muito feliz e acha relevante a iniciativa do concurso. ”Eu fiquei muito feliz pela 1º colocação, gosto muito de escrever, expor ideias de forma crítica, enfim, de me comunicar. Quando vi a oportunidade de participar desse evento me animei, esse tipo de reconhecimento incentiva ainda mais o esforço e o desenvolvimento das habilidades. Achei uma ótima iniciativa este concurso!” Vale ressaltar que o aluno Matheus, além do primeiro lugar no concurso de redação, também conseguiu o segundo lugar na OBEF (Olimpíada Brasileira de Educação Financeira) no ano de 2020.

A aluna Esther teve como título da redação “A brutal realidade da população vulnerável na pandemia” e comemorou por ter conquistado o terceiro lugar. “Para mim foi uma grande oportunidade, tanto de desenvolvimento da minha escrita quanto como abertura para falar de um tema tão importante atualmente. A desigualdade na pandemia é algo real que precisa ser debatido, estimular esse debate nas escolas é essencial. Ter ficado em terceiro lugar foi incrível, agradeço muito aos organizadores do evento por essa chance e as minhas professoras pelo apoio”.

Skarllethy Orhana, uma dos quatro docentes envolvidos da área de linguagens e que auxiliaram os alunos durante as etapas do concurso, destacou o trabalho da escola pública. “Como professora de língua portuguesa é uma honra e uma alegria ver alunos com tanta competência! A escola pública também forma grandes alunos, capazes de grandes conquistas!”

As redações vencedoras do Concurso de Redação serão publicadas no site do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS/CUA/UFMT e site do Jornal “O Âncora”.

As três redações finalistas de cada categoria serão premiadas com: 1º lugar - R$ 500,00 (quinhentos reais) + brinde, 2ª lugar - R$ 300,00 (trezentos reais) + brinde e para o 3º lugar - R$ 200,00 (duzentos reais) + brinde. As Escolas classificadas também receberão premiação simbólica.

Confira o resultado e a leitura da redação do aluno Matheus no encerramento do evento, através do link: https://youtu.be/VLopcuFkSm4?t=7501 (o resultado está em 2 horas e 05 minutos)