Dissertação do Programa de Mestrado em Química gera pedidos de Patente

Publicado por: Reitoria / 13 de Outubro de 2022 às 17:09

A pesquisa de mestrado desenvolvida pelo estudante Silvio Cesar Fratari, orientado pela Profa. Dra. Adriana Paiva de Oliveira no Programa de Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental do IFMT Campus Bela Vista, teve seu produto tecnológico considerado inovador, o que possibilitou o depósito de dois pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI.

A partir da identificação do potencial inovador da pesquisa, a Profa. Adriana buscou orientação do Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT para fazer os trâmites necessários para proteção das invenções.

A docente conta que, já há algum tempo, tem observado nos trabalhos desenvolvidos com frutos do Cerrado, a necessidade de desenvolver produtos com maior aplicação tecnológica a fim de agregar valor econômico aos produtos oriundos do extrativismo sustentável desse bioma Mato-grossense.

Foram utilizados dois óleos de frutos do Cerrado para o desenvolvimento de dois revestimentos alimentícios pelo discente Silvio, que trabalhou com o desenvolvimento destes dois produtos em seu trabalho de mestrado profissional.

“Agradeço a perseverança, dedicação e paciência do discente que, mesmo em período de pandemia, deu continuidade ao projeto. Aprovar os depósitos de patente destes dois produtos foi uma grande conquista frente às dificuldades encontradas durante o processo e um aprendizado para as novas necessidades da Pesquisa & Desenvolvimento e também do mercado,” avaliou Adriana.

Para o estudante pesquisador, agora também mestre e inventor, Silvio Fratari, o depósito das patentes foi importante não somente para conclusão do mestrado mas também como reconhecimento e registro dos resultados de todos os esforços e dias de trabalho.

Silvio ainda avalia suas experiências como aluno do IFMT Campus Bela Vista como as melhores possíveis. “Além de contar com excelentes professores que não medem esforços em suas orientações, o ambiente sempre foi acolhedor, o que me fez escolher a instituição tanto durante a graduação quanto no mestrado.”

A diretora do Departamento de Inovação Tecnológica, Fernanda Caldeira, ressaltou o trabalho da Pós-graduação resultar na geração de produtos com alto potencial tecnológico. “O ganho institucional é muito grande, promove o fortalecimento do Programa de Mestrado, do currículo dos professores e alunos, além da produção de tecnologia, que poderá ser transferida para o mercado, gerando um produto de qualidade e acessível ao setor produtivo e à população em geral”, apontou.

“Quando vemos um estudante como o Silvio, que iniciou no IFMT ainda no ensino médio, passou pela graduação, atuou em projetos de pesquisa e termina o mestrado de forma tão produtiva, sabemos que além dos ativos tecnológicos, o IFMT está entregando à sociedade um profissional altamente qualificado para fazer a diferença onde for atuar”, salientou Fernanda.

Os pesquisadores que tenham interesse em realizar a proteção de seus projetos, como Patentes, Marcas, Registros de Programas de Computador (softwares), Topografia de Circuito Integrado, entre outros, podem entrar em contato com o DPIT pelo e-mail: agencia.inovacao@ifmt.edu.br.

Para conhecer todas as tecnologias protegidas do IFMT, acesse: https://inovacao.ifmt.edu.br