Estudantes do IFMT-Campus Barra do Garças participam de aula prática sobre operação de tratores agrícolas

Publicado por: Campus Barra do Garças / 13 de Maio de 2022 às 12:52

Os alunos do segundo ano do curso de Agropecuária do IFMT-Campus Barra do Garças participaram de uma aula prática sobre “Operação de tratores agrícolas”, onde puderam acompanhar o funcionamento e depois operar um trator agrícola.

Conforme o professor Leandro Caetano, a ideia é oportunizar vivência prática aos estudantes para compreender as nuances da operação de um trator agrícola. “Os alunos recebem todo um treinamento teórico para posteriormente realizarem essas atividades no campo. É uma oportunidade para eles praticarem. Muitos desses alunos nunca tiveram contato com máquinas/equipamentos agrícolas, sendo o trator uma das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais da área. "

A aluna Lívia Gomes da Silva, do segundo ano do curso de agropecuária, achou a aula bastante interessante. “Foi uma aula bastante explicativa. Recebemos muitas instruções do professor a respeito da parte técnica, do manejo, métodos de segurança e outros. Na parte de operar o trator, achei diferente e um pouco difícil. O trator estava acoplado com a grade aradora e com a terceira marcha reduzida, gradeando o espaço onde vamos usar para fazer as plantações. O professor também explicou que tem um lado correto para fazer a manobra, não pode girar do lado errado porque força o disco  podendo danificar o equipamento. Foi uma aula bastante explicativa, adquiri bastante conhecimento.”

A aula prática só foi possível devido a uma parceria entre o IFMT-Campus Barra do Garças e a Prefeitura do Município de Barra do Garças que disponibilizou o trator agrícola. As próximas etapas das aulas práticas serão a manutenção preventiva e corretiva dos tratores agrícolas.